As diferentes formas de olhar: Minhocão

Share

Giulia Capaldi – (2º semestre)

Nos anos de 2020 e 2021, o número de galerias de arte em São Paulo aumentou, principalmente no Elevado Presidente João Goulart, o famoso Minhocão. Com 3,4 km de extensão, a via foi construída a fim de diminuir o trânsito nas vias locais, em 1971. Entretanto, uma boa parte da população não ficou satisfeita com a construção – principalmente aqueles que moram praticamente colados à obra – e, por isso, atualmente há um projeto sendo elaborado para que o Minhocão se torne um parque.

Nesse sentido, a ponte – que é uma construção simbólica da capital paulista – além de contar com uma arquitetura característica, vem dando cor aos espaços cinzas da cidade mais populosa do Brasil, colocando a arte urbana em prédios e construções em uma das mais importantes vias de passagem entre as zonas oeste e leste.

Assim, essa galeria de arte ao ar livre conta com mais de 42 pinturas, como se fosse um museu a céu aberto e garante que os inúmeros carros, com pessoas atrasadas, estressadas e apressadas, que passam pela via em qualquer hora do dia, possam contemplar a arte urbana.