As diferentes formas de olhar: Beco do Batman

Arthur Flavio – (2º semestre)

O Beco do Batman é uma galeria de grafite a céu aberto. Localizado entre as ruas estreitas da Vila Madalena, mais especificamente entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiro de Albuquerque, O lugar não é bem o que se espera de uma galeria. São Apenas dois muros cobertos de arte, mas não deixe a simplicidade te enganar, o beco tem história para contar.

A Vila Madalena tem fama de ser um bairro boêmio e moderno devido ao grande número de estudantes de arte e hippies que circulavam no local nos anos 70. Depois que o governo militar fechou a residência da Universidade de São Paulo em 68, os estudantes, agora sem alojamento, procuraram lugares baratos para morar e acharam refúgio no bairro. Assim, os arredores foram invadidos por estudantes, que usavam os murros dos becos para expressar seu descontentamento com o governo.

Nos anos 80 um desenho do personagem dos quadrinhos da DC, Batman, surgiu nas paredes do dia para noite, pintado como símbolo da escuridão e abandono do local. Embora ninguém saiba o nome do autor, ele inspirou estudantes de artes plásticas, que a partir de então, grafitaram desenhos psicodélicos e cubistas nas paredes do beco. Assim surgiu uma das principais atrações turísticas e galerias de arte urbana da cidade de São Paulo, O Beco do Batman.

O grafite original do Batman não existe mais. Mas foi o estopim que deu inspiração para diversos grafiteiros que agora cobre os muros da viela da Vila Madalena periodicamente.

Os artistas que expõem no beco seguem algumas regras. Não são regras escritas ou implementadas pela lei, mas uma espécie de senso comum que todos compartilham para não geral brigas e/ou discussões na galeria. A primeira é que todo artista que pinta lá tem que ter a consciência que uma hora sua arte deixara as paredes em nome de outra pintura, como disse, isso acontece periodicamente, mas sem uma agenda certa.

A segunda é que os donos das casas do beco deem autorização para o artista pintar. Ninguém pode simplesmente chegar lá e pintar o que quiser na hora que quiser. Tirando essas duas regras, a comunidade tende a ser bem livre, independente e unida, incluindo os moradores da rua, que ajudam a preservar a arte do beco em suas casas.

Além da grande importância artística, o Beco do Batman também é um ótimo lugar para se fazer turismo. A grande quantidade de bares e restaurante torna a vila mariana o lugar perfeito para uma saída com os amigos nas noites do final de semana. Mas a arte e o fato de que em 2016 as travessas, que permitiam a passagem de carros, foram fechadas, fazem com que o beco seja, também, um bom lugar para passear e almoçar com a família na parte da manhã.

Em suma, o Beco do Batman é o a maior referência de arte urbana no Brasil e no mundo, sendo um marco de valorização de local público e com todos seus 170 metros cria uma energia criativa que se espalha por todo o Bairro.