“App pode melhorar qualidade de vida”, diz manager do Colab

Segundo Martins, o Colab pode melhorar a qualidade de vida de quem vive na Vila Mariana. (Fonte: divulgação)

Share

Segundo Martins, o Colab pode melhorar a qualidade de vida de quem vive na Vila Mariana. (Fonte: divulgação)

O aplicativo Colab surgiu em 2013, e no mesmo ano ganhou o prêmio AppMyCity de melhor aplicativo urbano. O objetivo dos fundadores, Bruno Aracaty, Gustavo Maia, Josemando Sobral e Paulo Pandolfi é melhorar a comunicação entre os cidadãos entre si e com as prefeituras, além de estimular governos a usarem cada vez mais meios digitais em prol da cidade. A plataforma permite três tipos de postagens: fiscalizações de problemas, propostas de melhorias e avaliações de estabelecimentos.

São 85 prefeituras têm parceria com a empresa, entretanto, a Prefeitura de São Paulo não está na lista. Contraditoriamente a cidade é a que tem maior número de usuários no Brasil, são quase dez mil. O Community Manager do Colab, Alexandre Martins, conta que a aderência ao projeto está em andamento. Entretanto, a burocracia atrasa o processo.

Ele explica que o aplicativo é uma forma de dar poder ao cidadão, já que, ao ter uma relação mais próxima com a prefeitura, pode “consertar” o que não gosta na cidade. Além disso, a plataforma proporciona facilidade e instantaneidade, “não podia desperdiçar a vontade que a pessoa tem de reclamar logo na hora que vê algo de errado”, diz Martins.

Ele acredita que com o Colab a qualidade de vida da região da Vila Mariana poderia melhorar. “Não só na Vila Mariana, mas em qualquer lugar”, diz. Quando questionado sobre a relação com Subprefeituras, ele conta que a princípio apenas as Prefeituras fazem parcerias de colaborativismo, mas que mesmo que não tenham acordos formais, “não é impossível que as Subprefeituras venham a participar do Colab”, admite. Enquanto isso, os moradores podem contar com o canal de denúncia da Prefeitura, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

O tema “colaborativismo” é bastante debatido na ESPM: em agosto de 2015, aconteceu no campus da graduação de São Paulo o seminário de economia “Cidade Colaborativa”, que discutiu novas formas de mobilidade e relações entre as pessoas de uma mesma sociedade. Além disso, no Portal de Jornalismo há posts relacionados ao assunto, como a insatisfação dos moradores da Vila Mariana com as calçadas do bairro (http://bit.ly/1MlsLk9) e a troca de uma vaga de carro por um banco de praça (http://bit.ly/1jiCbkC).

 

Colab

Download para Android

Download para iPhone

www.colab.re

Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

http://sac.prefeitura.sp.gov.br/

Helena Bonamico (2o semestre)