Aluno de jornalismo da ESPM-SP relata experiência na Índia

Índia, 2018. Arquivo pessoal do aluno Peter Frontini.

Índia, 2018. Arquivo pessoal do aluno Peter Frontini.

É comum, entre jovens que buscam uma experiência diferente na sua formação, a prática do intercâmbio. Para se ter uma ideia, segundo o site especializado Belta.com, o gasto médio dos brasileiros com viagens internacionais para este fim cresceu 82% em 2016. Entretanto, enquanto a maioria prefere escolher países tradicionais, como Estados Unidos e Canadá (líderes do ranking de procura), alguns querem também algo que os tire da zona de conforto.

Esse é o caso de Peter Frontini, estudante do 4º semestre de jornalismo da ESPM-SP, que teve como destino o norte da Índia. Ele contou o que o motivou a escolher passar 6 semanas nesse local: “O que me motivou foi viver uma cultura totalmente diferente da minha e conhecer um lugar que a maioria das pessoas não pensa em conhecer.”

No entanto, às vezes a experiência é tão desafiadora quanto prazerosa. Peter contou um caso curioso de desorganização, que chegou a assustá-lo por algumas horas: “Eles enfiaram a gente em um carro lotado de coisa, de comida, de doação. Não tinha espaço para a gente, no caso estávamos em quatro a cinco voluntários. Um chinês e eu tivemos que ser colocados em um porta-malas por sermos os menores do grupo. Eles enfiaram a gente em um carro sem falar o que faríamos ou onde íamos e levaram a gente para outro estado. Ficamos umas 3 horas no porta-malas.”

Hoje, Peter se diverte com a situação, porque entendeu a não-gravidade do momento, atribuindo a uma falta de organização: “Chegando lá eles disseram que teríamos 20 minutos para preparar uma apresentação sobre o trabalho voluntário no nosso país. Quando chegamos, tinha umas 200 crianças em um auditório para ouvir a nossa apresentação. Achei bem estranho porque a gente não estava preparado.”

Questionado sobre a sua maior dificuldade, o estudante reforçou a questão do choque cultural, principalmente com a culinária. “O choque cultural em geral pode ser considerado uma dificuldade, mas acho que a parte da comida pegou (sic) muito pra mim. Era tudo muito apimentado, nos primeiros dias eu comia literalmente chorando. Aí desisti e decidi começar a pedir tudo sem pimenta. Estava totalmente fora da zona de conforto”.

Peter recomenda a experiência para qualquer um que busque se transformar e adquirir aprendizado. “É uma experiência que pode te transformar muito e te traz muito aprendizado”. Por fim, ainda disse que repetiria a prática no futuro. “Pretendo continuar viajando para países incomuns e de cultura bem diferente da brasileira.”

O estudante de jornalismo chegou à Índia com o intuito de trabalhar voluntariamente por uma ONG. Atualmente, a República da Índia possui 1,3 bilhão de habitantes e está entre os dez maiores do mundo em área geográfica.