AACD recebe crianças com atendimento diferenciado

Share

Você já pensou onde encontrar ajuda, na região da Vila Mariana e Ibirapuera, para crianças debilitadas? Uma das opções é a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), que se pauta por um atendimento diferenciado para cada paciente, de acordo com suas necessidades.

A Associação é uma entidade privada sem fins lucrativos que visa o bem estar e inclusão de pessoas deficientes há mais de 70 anos. A ideia de criar a organização surgiu por iniciativa do médico Renato da Costa Bonfim, que esperava criar um centro de reabilitação tão eficaz quanto os do exterior. Bonfim reuniu, então, um corpo clínico e, em 1950, fundou a instituição.

“A Associação ajuda na integração da criança deficiente na sociedade”, diz João Octaviano Machado Neto, diretor executivo da entidade. Foto: arquivo pessoal

O diretor executivo da AACD, João Octaviano Machado Neto, 55 anos, engenheiro civil, fala sobre o funcionamento e ideais da organização.

Portal de Jornalismo: Como surgiu seu interesse em participar da AACD?

João Octaviano Machado Neto: Há 25 anos, quando minha filha do meio nasceu com uma doença específica, eu entendi que teria uma necessidade de me envolver de alguma forma em projetos sociais que visassem o autoconhecimento dessas debilidades e que tivessem como linha de pensamento ajudar essas crianças. Foi assim que conheci a AACD e surgiu o interesse de entender e me relacionar com a Associação mais a fundo.

PJ: Quais são os principais ideais que você apoia na entidade?

JOMN: O principal ideal da Associação é a integração plena da criança com deficiência na sociedade. A AACD possibilita que pessoas com debilidades se preparem para ser recebidas da melhor maneira possível pelos outros. Assim, essas crianças desenvolvem seu potencial pleno e se preparam para expandir o campo de relacionamento.

PJ: Como acredita que a entidade possa ajudar na inclusão e bem estar de pessoas deficientes?

JOMN: Essa inclusão acontece, primeiramente, por meio de um projeto de reabilitação, depois, por meio de um programa de capacitação de treinamento para trabalhos distintos. Por último, existem também uma parte educacional para a criança deficiente e atividades da AACD Esportes, que tem como objetivo a integração do paciente em esportes competitivos, fazendo com que ele possa se envolver cada vez mais na sociedade.

PJ: A Associação aborda todos os pacientes com algum procedimento básico e comum?

JOMN: Cada pessoa deficiente precisa de uma atenção específica que depende do seu tipo de debilidade. Ao identificar a doença, a Associação discerne a melhor forma para tratar e desenvolver o potencial que determinada criança pode ter. Por exemplo: uma pessoa paraplégica precisará andar em uma cadeira de rodas, aprender a se movimentar na cidade e talvez a pegar um ônibus. Outra, que possua problema nos braços, precisará ser ensinada a se vestir ou a usar talheres especiais.

PJ: Quais são os principais tratamentos? Eles costumam ser bem sucedidos? Cite exemplos, por favor.

JOMN: Os tratamentos principais são as fisioterapias, cirurgias específicas, uso de próteses para suprir a falta de algum órgão e por aí vai. Na maioria das vezes, essas soluções proporcionam para a criança um ganho de vida enorme, visto que a estimulam a utilizar seu potencial pleno. Portanto, a grande maioria das intervenções é vista como uma vitória.

PJ: Quais as ações que deve ter uma pessoa interessada em incluir parentes no programa?

JOMN: Uma pessoa interessada em conhecer a AACD, que busca ajuda para si ou para outras pessoas deve primeiramente procurar a Associação. Na área destinada a serviços sociais, receberá todas as orientações de como fazer para proceder ou integrar o paciente desejado na sociedade, tendo em vista sua doença específica. Dependendo do caso, o paciente pode ser encaminhado ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Serviço
Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD)
Local da sede: Av. Professor Ascendino Reis, 724 – Ibirapuera

São Paulo – SP

CEP: 04027-000
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Site: http://www.aacd.org.br
Telefone: 5576-0777

Yasmin Rabello (1° semestre)