A história das câmeras fotográficas no Brasil e no Mundo

foto 7

Share

Matheus Mocarzel – 2º semestre

O MIS (Museu da Imagem do Som) está com uma exposição sobre a linha do tempo da fotografia. A linha do tempo começa em 1880 e vai até os anos 2000. Os destaques são os exemplares da famosa Rolleiflex, o modelo Minolta e a Polaroid.

Entre os chamados fundadores da fotografia está Joseph Nicêphore Niepce (1765-1833), famoso por ter sido a primeira pessoa a encontrar uma maneira de fixar uma imagem produzida em uma câmera obsucra. Outra figura importante foi Louis Daguerre, inventor do daguerrótipo. O daguerrótipo consistia em uma imagem fixada sobre uma placa de cobre ou outro metal.

Aqui no Brasil, um dos principais nomes da fotografia foi o imperador Dom Pedro II já que ele foi um dos primeiros fotógrafos nascidos no país e foi um dos primeiros a ter o daguerrótipo. Vindo para mais perto da atualidade, temos Sebastião Salgado e Rui Mendes.

Sobre as principais câmeras fotógraficas, temos na galeria de fotos a Kodak Brownie, feita de forma industrial em Nova York, onde ficava a sede da Kodak. Foi criada para vender os filmes da  Kodak. A Kodak brownie foi produzida entre 1914 e 1935.

A primeira câmera digital lançada para o mercado consumidor foi a Sony Mavica. A Mavica tinha capacidade para armazenar até cinquenta fotos nos Mavipacks.

Temos também a Rolleiflex, um câmera muito importante na história da fotografia por ser famosa e duradoura. Essas câmeras são consideradas ‘’diferentes’’ por terem um tamanho compacto, peso reduzido, visores nítidos e ótica superior.