Mauro Beting e Danilo Soto encantam com marketing esportivo

Share

Danilo Soto (esquerda) e Mauro Beting (direita), durante 20ª semana do Marketing Esportivo – fotos: Cauê Melo e Eduardo Sant’Anna

Cauê Mello e Raphael Maudonnet (2° Semestre)

Na última quinta-feira (19), ocorreu na ESPM-SP 20ª semana do Marketing Esportivo, evento organizado pela Atlética da escola. Um dos convidados foi o jornalista Mauro Beting, conhecido por seus trabalhos como comentarista na TNT Sports, pelo jogo EFootball e também como escritor de diversos livros, como a biografia do ex-goleiro Marcos, do Palmeiras.

Assim como Beting, a Atlética convida diversas personalidades do mundo dos esportes, que compartilham ideias e experiências que tiveram dentro da profissão. O objetivo do encontro é passar vivências e colocar os alunos perto dos profissionais do meio, trazendo mais conhecimento e repertorio sobre as áreas de atuação que cercam o esporte.

Durante a palestra, Mauro Beting contou sobre sua relação com o clube de coração, o Palmeiras, sobre suas experiências no meio, como é trabalhar em grandes emissoras. Além disso, lembrou-se como foi o começo de sua carreira no meio e deu conselhos para os alunos que querem trabalhar com jornalismo de esportes. “Trabalhem texto. Quem sabe falar e escrever, não precisa nem gostar. Mas se souber escrever, será possível trabalhar atrás e na frente das câmeras”, afirmou.

No dia anterior, a 20ª semana do Marketing Esportivo recebeu o apresentador e influencer Danilo Soto como palestrante. Atualmente, o humorista trabalha no canal do YouTube Desimpedidos e como repórter na rádio Energia 97. Danilo, conhecido pelo seu jeito descontraído e apaixonado pelo futebol, compartilhou suas experiências e insights sobre o mundo do esporte e do entretenimento.

Na palestra, Danilo Soto falou sobre sua relação com o futebol e como o Desimpedidos se tornou uma referência no entretenimento esportivo. Ele compartilhou histórias de bastidores, abordou desafios e oportunidades do mercado esportivo, como bom comunicador que é. Também deixou conselhos marcantes para os estudantes interessados em seguir essa carreira: “mantenham o amor pelo esporte e desenvolvam suas habilidades de comunicação. Saber se expressar, seja por meio da escrita, da fala ou vídeo, é fundamental para se destacar nesse meio. E o mais importante, não descartem oportunidades”, ressaltou.

Uma das histórias que o apresentador compartilhou aconteceu no ano de 2022, após a pandemia de Covid-19. Ele contou que a emoção tomou conta por completo, ao receber a notícia de que o canal que trabalhava ia ser patrocinado pela Nike. Durante a campanha de divulgação da parceria, inúmeras vezes foi citado o slogan Just Do It, característico da marca. Danilo conta que não sabia o significado da frase, mas semanas depois descobriu o real sentido (apenas faça). A partir daí, um dos maiores bordões do canal humorístico surgiu, “apenas faça, amigão”. Nos vídeos que participa, o influenciador contagia os fãs com suas piadas, bordões e histórias.

Em conversa com espectadores de ambas palestras, o Portal de Jornalismo notou que, além das risadas e muito divertimento, as palestras de Mauro Beting e Danilo Soto foram oportunidades valiosas para os estudantes da ESPM-SP se inspirarem e adquirirem conhecimento sobre o mundo do marketing esportivo e do entretenimento.

“Uma grande dica que Mauro Beting falou era que o jornalista precisa ouvir e entender a visão do outro, sem tomar conclusões precipitadas” afirma Gustavo Mengar, aluno de Jornalismo. O Portal também conversou com estudante de jornalismo Eduardo Sant’Anna, que comentou sobre a qualidade da palestra de Danilo, que consegue mesclar o humor com a informações e vivências que preparam para o mercado de trabalho.