Mostra Internacional de Cinema promove retrospectivas na 37ª edição

Share

A 37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo começou no dia 18 de outubro, mas já tem data para terminar: dia 31 do mesmo mês. O evento conta com cerca de 350 títulos de diversos países, que serão exibidos em mais de 20 espaços, cinemas, espaços culturais e museus em São Paulo.

Estande da Mostra no Shopping Frei Caneca. Foto: Andressa Machado

Neste ano, a mostra será composta por cinco seções: Competição Novos Diretores, que exibe títulos de diretores que tenham feito até dois longas; Perspectiva Internacional, que apresenta um panorama no cinema mundial atualmente; Retrospectivas , que contará com obras de diretores importantes e desconhecidos ; Apresentações Especiais, com a exibição de clássicos ou filmes de diretores homenageados na mostra; Mostra Brasil, com títulos brasileiros inéditos em São Paulo, participantes da seções Competição Novos Diretores e Perspectiva Internacional. O evento terá ainda homenagens e retrospectivas dos diretores Stanley Kubrick, Eduardo Coutinho e Lav Diaz.

No domingo, 20, o Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, passou o filme “Dr. Fantástico” (Dr. Strangelove: or how I learned to stop worrying and love the bomb) que, com a direção de Stanley Kubrick, faz parte da seção Retrospectiva. O filme se passa durante a Guerra Fria, quando o general das forças aéreas, Jack D. Rippe, envia aviões para atacar a União Soviética. Na tentativa de impedir o ataque, o presidente dos Estados Unidos se une ao premiê russo na tentativa de impedir uma tragédia mundial. Entra em cena o ex-nazista Dr. Fantástico, que com seus conhecimentos em guerras nucleares, irá ajuda-los. O filme foi baseado no romance Red Alert, de Peter George, e transformado em uma comédia. A mostra também apresentará outros filmes do diretor como “O Iluminado”, “Spartacus” e “2001: uma Odisseia no espaço”.

A Mostra contará também com sessões ao ar livre, incluindo uma cópia restaurada do longa alemão “Nathan, o Sábio”, no dia 26 de outubro com o acompanhamento da trilha sonora interpretada ao vivo pela Orquestra Petrobras Sinfônica; “O Circo”, de Charlie Chaplin, no Vale do Anhangabaú com apresentação simultânea da Orquestra Experimental de Repertório, no dia 1 de novembro; no vão livre do Masp a Mostra fará uma parceria com 10ª Bienal de Arquitetura, cujo tema deste ano é  “Cidade: modos de fazer, modos de usar”, e passará filmes relacionados à cidade de São Paulo.

Os ingressos podem ser comprados pelo site Ingressos.com e adquiridos na forma de valores permanentes, pacotes promocionais e ingressos individuais, além de haver seções gratuitas a R$1. Para mais informações sobre a Mostra podem ser encontradas no site oficial do evento.

Andressa Machado (2º semestre)