Pavilhão Ibirapuera recebe a 32ª Bienal de Arte de São Paulo, com o tema “Incerteza Viva”

Share

 

 


Cartazes promovem o tema da exposição de arte, Incerteza Viva. Foto: Divulgação/Bienal de Arte de São Paulo

Este ano está acontecendo a 32° Bienal de Arte de São Paulo. A inauguração foi no dia 7 de setembro e ficará aberta até o dia 11 de dezembro de 2016. A exposição está sendo realizada no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera. Com curadoria Jochen Volze e os cocuradores Gabi Ngcobo (África do Sul), Júlia Rebouças (Brasil), Lars Bang Larsen (Dinamarca) e Sofía Olascoaga (México). A amostra proporciona 340 obras de 81 artistas e coletivos.

As obras são diferenciadas uma das outras. As artes trazem uma certa disposição “a rastrear o pensamento cosmológico, a inteligência ambiental e coletiva, e as ecologias sistêmicas e naturais, Incerteza viva se constrói como um jardim, no qual temas e ideias se entrelaçam livremente em um todo integrado. Não está organizada em capítulos, mas antes baseada em diálogos entre diferentes produções”, segundo o site da bienal.

E o estudante Pedro Rossi diz que gostou do espaço e que “todo o sentimento surrealista que tentaram implementar nas curvas das estruturas (pra condizer com o nome “incerteza viva”), e principalmente o modo que foram apresentadas”.

Apesar da grande repercussão e da beleza das obras, muitas pessoas criticaram a exposição dizendo que estava sem muita dinâmica e as informações estavam confusas.  “Na primeira vez que fui lá, fiquei totalmente perdido, não fazia ideia sobre o que estava sendo exposto, e muito menos as propostas dos artistas em relação as obras”, diz Rossi. “Deveria haver funcionários nas obras que são mais elaboradas para poderem explicar para os visitantes, pois há muitas obras que não conseguimos entender mesmo tendo as informações do lado, e também tinham outras que o nome delas não estavam bem localizadas”, diz Jacqueline Aliandro, estudante de jornalismo.

Serviço

Datas: 7 de setembro – 11 de dezembro de 2016 (Fechado às segundas-feiras)

Horário: 09:00 – 19:00

Local: Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3 – Ibirapuera, São Paulo – SP

Telefone: (11) 5576-7600

Mais informações: http://www.bienal.org.br/evento.php?i=2365