2ª Noite Multimídia mostra sucesso dos alunos de jornalismo

Share

Da redação (Portal de Jornalismo) – Fotos: Mariana Kotait – 1º semestre

A 2ª Noite Multimídia de Jornalismo da ESPM-SP aconteceu na última terça-feira, 24, no Auditório Renato Castelo Branco. Luiz Fernando Garcia, Diretor da Graduação, abriu o evento, que contou com a participação de professores, alunos e ex-alunos na plateia. Além de homenagear estudantes que desenvolveram trabalhos referenciais no curso, houve o lançamento da 6ª edição da revista Plural.

Garcia ressaltou que um acontecimento como este tem por objetivo valorizar e reconhecer os trabalhos feitos pelos alunos. “A faculdade nesse momento celebra o que a gente tem e fica feliz com o que todo mundo produziu”, comentou o diretor. O professor alegou também que sempre é possível melhorar e que a cada ano a instituição busca dar um passo à frente em excelência.

Para a coordenadora do curso de jornalismo, Maria Elisabete Antonioli, o sucesso do evento pode ser comemorado, mas reiterou que o corpo docente do curso deve continuar trazendo novidades para os alunos. “A expectativa é que a gente a cada dia aumente a nossa produção e consigamos produzir coisas diferentes”.

Natalia Picanço foi uma das ganhadoras do prêmio de melhor Projeto de Graduação em Jornalismo (PGJ) – ou TCC – com a publicação de seu livro “Alguém Morre: Relatos do Cemitério da Vila Formosa”, orientado pelo professor escritor Renato Essenfelder. Picanço disse que, apesar da escolha tardia, foi influenciada por uma matéria que produziu para a revista Plural (um dos produtos da Agência de Jornalismo do curso) há alguns anos e, mais tarde, por uma matéria desenvolvida pela jornalista Eliane Brum. “Foi trabalhoso, mas se você souber como lidar com as pessoas, sai um trabalho legal”, disse a ex-aluna.

“As donas da bola” é um documentário que exibe as mulheres que trabalham na área futebolística. Juízas, jornalistas e jogadoras relatam os desafios e preconceitos sofridos. O documentário foi produzido por um grupo de alunos de jornalismo orientados pela professora Patrícia Rangel. Bruno Gregório, um dos responsáveis pelo projeto, contou o que influenciou na escolha do tema. “O grupo era formado por quatro garotos e uma menina”, comentou. “Como eram todos apaixonados por futebol, decidiram fazer algo relacionado a isso, procurando fugir do tradicional”, acrescentou.

Renato Essenfelder, professor do curso, também estava presente. Orientou os estudantes na 6ª edição da revista Plural. “É muito importante para os alunos ver as revistas impressas, espalhadas pela faculdade”, disse. Concluiu que esse trabalho dá materialidade às discussões tidas em classe.

Essenfelder orientou, também, os TCCs realizados pela primeira turma de jornalismo formada pela ESPM-SP, e relatou que a vencedora do prêmio, Natália Picanço, concorreu com diversos trabalhos de alta qualidade.  “É uma alegria. É muito gostoso fazer parte desse momento”, comemorou o professor.

Letícia Vilar e Renata Geraldo (1o semestre)