2ªJJ: “No Catraca não tem fofoca, não tem celebridade”, diz Dimenstein

Share

Aconteceu na quarta-feira, 18 de setembro, no câmpus Álvaro Alvim da ESPM, a palestra ministrada por Gilberto Dimenstein, jornalista idealizador do projeto Catraca Livre, colunista da Folha de São Paulo e da Rádio CBN. O evento da 2ª Jornada de Jornalismo contou com a participação de Vinicius Gonçalves, editor de mercado, e três alunas do curso de Jornalismo da faculdade, Laís Guidi, Isabella Giordano e Talitha Adde, colaboradoras do site.

Auditório cheio acompanha palestra do jornalista Gilberto Dimenstein na ESPM. Foto: Isabela Souza.

Dimenstein apresentou a pesquisa feita pelo Conecta, plataforma online do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), sobre os hábitos culturais do paulistano. Os sites mais acessados para a consulta de eventos foram o Catraca Livre empatado com o UOL com 38%, seguidos pela Veja SP (27%), Guia da Folha (26%), Terra (20%) e outros.

Ele contou que a redação fica em um pequeno galpão na Vila Madalena e ficou surpreso com o resultado: “O segredo disso? A gente não sabe. Mas quando você usa uma informação relevante na vida das pessoas, sem fazer firulas, sem usar celebridades, a gente consegue agarrar (sic) umas pessoas”. Dimenstein afirma que um site pequeno, comunitário e educativo consegue, entre os jovens até 30 anos, ter 51% da preferência, sem marketing.

O jornalista ressaltou a importância de se criar um bom conteúdo e sem usar pessoas famosas para divulgá-los. “No Catraca não tem celebridade, não tem fofoca, é um projeto educativo”, afirma Dimenstein.

A parceria com a ESPM foi projetada em um contexto colaborativo, educativo e o Catraca Livre serviria como laboratório de estágio para os alunos. O projeto era ensinar as pessoas a consumirem melhor com menos dinheiro. “Ao invés de gastarem tanto, de repente trocarem, pegarem coisas recicladas, comprar em brechós. Montar uma visão de consumo diferente“, conta.

Quando questionado sobre a procedência financeira do Catraca Livre,  Dimenstein afirmou que alguns parceiros e patrocinadores os ajudam. É possível ver quais são os parceiros no próprio site da grupo, como Saraiva, Livraria Cultura, Ambev, Santander, CBN, SESC, IBM, Paypal, Reserva Cultural, entre outros.

As alunas convidadas na palestra contaram suas experiências no Catraca Livre. Isabella Giordano participou do projeto entre a faculdade e o portal, teve matérias divulgadas e acabou de ser contratada para trabalhar pela equipe do Catraca. Ela afirma que a ESPM e o CL têm visões inovadoras e esse ponto em comum é o que pode ser trabalhado.

Gilberto Dimenstein contou, em primeira mão, o novo projeto que será lançado na próxima semana no dia Mundial do Turismo, 27 de setembro. O “Viagem Livre” será um guia de dicas turísticas e funcionará no mesmo padrão do Catraca Livre. Os usuários colaboradores poderão enviar fotos, vídeo e sugestões de restaurantes, bares, hotéis e outros estabelecimentos em todo o Brasil.

Divulgando os principais eventos culturais de cada capital, o Catraca Livre foi criado em 2009. Além de apresentar atrações gratuitas ou a preços acessíveis, o CL publica notícias sobre gastronomia, bem-estar, educação, emprego, inovação, entre outros. O conteúdo é distribuído na internet, na rádio, em jornais e nas televisões do metrô e do ônibus de São Paulo.

Isabela Souza (2º semestre)