Padocas rendem boas histórias e bons negócios
Compartilhar
São Paulo é o Estado com maior número de padarias do País. De acordo com a Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação), são 12.764, quase o dobro do número de estabelecimentos que possui o Rio de Janeiro, segundo colocado no ranking.
Na capital paulista, as padocas são ponto de encontro diário de muita gente. Os moradores da Vila Mariana, bairro da zona sul da capital, não fogem a essa regra.
Flávio Almeida, advogado aposentado de 68 anos, desde que se mudou para a região, há pouco mais de seis anos, faz questão de tomar café da manhã na padaria ao lado de sua residência. “Pão na chapa, bolo de fubá, café de coador e um bom papo com os amigos. Isso é o que eu preciso para começar meu dia”, diz. Almeida conta também que foi ali, entre um café e outro, que algumas de suas amizades começaram.
Benedito das Palmas, mais conhecido como Seu Dito, é o dono de uma das mais tradicionais padarias da Vila Mariana. Com mais de 45 anos, seu estabelecimento é ponto de referência para um bom café da manhã.
Segundo ele, as melhores histórias são contadas logo cedo, no balcão da padoca, o que acaba estimulando laços de amizade. “Brincamos uns com os outros, contamos histórias e damos risadas. Existem pessoas que não precisam nem fazer o pedido que eu já sei o que vão querer”, diz.
Novos serviços
As características tradicionais do estabelecimento de Seu Dito, como atendimento personalizado e número limitado de mercadorias a disposição do cliente, contrastam com os mais modernos serviços que têm surgido no bairro.
As padarias com maior variedade de produtos têm se tornado uma boa fonte de renda e já assumem novos papéis, especialmente entre a clientela mais jovem. Café da manhã, sopas, pizzas, verduras, lacticínios, doces e até mesmo sushis são alguns dos itens que o público espera encontrar ao entrar, seja para consumir no local ou para levar para a casa.
Em entrevista publicada na edição de maio de 2011 da revista Cozinha Profissional, Alexandre Pereira, presidente da Abip, disse que as padocas são cada vez mais parecidas com as lojas de conveniência do brasileiro. Segundo ele, os consumidores não procuram esse tipo de estabelecimento apenas para tomar um café ou para comprar pão. “Hoje, as pessoas se dirigem às padarias para almoçar ou jantar”.
Algumas padarias da Vila Mariana
A Amarante Rua Domingos de Moraes, 3123 Tel.: 11 2275-9696 / 11 5594-2969 Padaria Charme Rua Rio Grande, 388 Tel.: 11 5084-1827 / 11 3554-1827 Padaria Orquídea Pérola Rua Morgado de Mateus, 10 Tel.: 11 5574-7776 Bruno Gregório (3º semestre)
Qual é a padaria do Seu Dito???