Libanesa e haitiana representam gerações de imigrantes no bairro
Compartilhar


A equipe do Vila Mariana visitou o restaurante libanês Al Basha, na rua Humberto I. O estabelecimento conta com um vasto cardápio de comidas tradicionais, dirigido pelo casal Marina Mattar (à direita) e Jorge Haddad . Porém, a novidade não vem apenas do cardápio, mas com os serviços de uma cozinheira haitiana Anita (à esquerda), recém chegada no Brasil. Duas imigrantes de diferentes histórias que compõem a Vila Mariana. (foto: Bruna Masculi)
Marina, a libanesa
Marina Mattar é proprietária do Al Basha e já está no Brasil há 30 anos. Sua trajetória com culinária teve início no restaurante dos pais com ela ainda muito nova e recém-chegada de Beirute.
Maria revelou que continua fiel a sua cultura e que vive uma vida árabe muito mais intensa do que levava quando estava no Líbano: “Quando nova escutava músicas estrangeiras, jamais dançaria as danças típicas da região, apenas quando cheguei aqui percebi que era valorizada, mesmo na culinária libanesa. Lá, o quibe não é como o do Brasil”.
Anita, a haitiana
A proprietária do Al Basha disse que a relação com Anita é de total cumplicidade e de aprendizagem de ambas as partes.
A haitiana Anita não revelou seu sobrenome, mas disse gostar do país desde o momento em que chegou: “O considero bem melhor que o Haiti, porém não achei o brasileiro um povo amigo, apesar de nunca ter sofrido preconceito”, afirmou.
Com os pais doentes e impossibilitados de viajar, a cozinheira pretende conseguir um visto provisório para continuar trabalhando muito para ajudar a sua família e conseguir trazer seu filho para o Brasil.
Serviço – restaurante Al Basha
Endereço: Rua Humberto I, 1038 – Vila Mariana – São Paulo – SP
Telefone: (11) 5908 1294
De segunda a sexta 08h – 20h / Sábado 08h – 17h / Domingo fechado
Por Bruna Masculi (1o semestre)