CARREGANDO

O que você procura

Especiais Jornalismo Esportivo

100 vezes Hamilton: Conheça a trajetória do piloto mais vitorioso do mundo

Compartilhar

Por: Amanda Amorim, Luiza Torres, Pedro Cohem e Rafael Falino

​​

Foto: Globoesporte. Lewis Hamilton no início de sua carreira na McLaren ao lado de Fernando Alonso

Trajetória: Um início simples

Considerado um dos melhores pilotos de todos os tempos, Sir Lewis Hamilton conquistou o maior número de vitórias da história em corridas da Fórmula 1. Apesar de seu grande sucesso, o começo de sua carreira não foi fácil.

Sua paixão por carros teve início logo na infância, mas devido ao estilo de vida simples que sua família levava, Lewis não tinha muito contato com o esporte automobilístico. Foi apenas aos seus 5 anos de idade que o pai do piloto identificou o talento do filho, com isso trabalhou em três empregos diferentes para ter a oportunidade de mandar seu filho para campeonatos de carros de controle remoto.

Aos 10 anos, Hamilton conquistou sua primeira vitória sendo campeão de corridas de kart patrocinadas por John Button. Foi assim em 2006 que Hamilton se destacou no GP2, logo no ano seguinte o piloto entraria na Fórmula 1.

Já em sua estreia de temporada, Lewis conquista seu primeiro pódio. Chamando a atenção de todos, correndo ao lado de Fernando Alonso na McLaren, Hamilton quebrava o marco de piloto mais jovem a conseguir um título mundial.

Em 2008, conquistou o primeiro de cinco títulos mundiais que vieram ao decorrer de sua carreira. Batendo a marca de seus ídolos Ayrton Senna e Michael Schumacher, Hamilton atualmente é o piloto mais vitorioso do mundo.

 

Temporada de 2021 – Briga de gigantes

Hamilton apresenta na atual temporada quatro vitórias nas 15 corridas já disputadas, ficando atrás apenas do holandês Max Verstappen em número de triunfos. O inglês é ainda o líder do campeonato, com 246,5 pontos, contra 244,5 de Verstappen.

Ambos estão fazendo com que a luta pelo título mais importante do automobilismo mundial volte a ser disputada, há muitos anos Hamilton não tinha um adversário à sua altura. A rivalidade entre os dois ficou ainda mais evidente na corrida de Monza, na Itália, vencida pelo australiano Daniel Ricciardo, em que os dois líderes do campeonato protagonizaram um acidente que poderia ter sido fatal se não fosse o halo. Na ocasião, o holandês não aceitou ser ultrapassado por Hamilton e tentou reconquistar sua posição em uma ultrapassagem perigosa na curva, que acabou dando errado e tirando tanto Verstappen quanto o inglês da corrida.


Foto: LAT Images for Mercedes-Benz Grand Prix Ltd/ Carro de Verstappen em cima do carro de Lewis Hamilton durante o GP de Monza

A histórica centésima vitória

 

Em 26 de setembro de 2021, Lewis Hamilton, da Mercedes, cruzou a linha de chegada pela centésima vez em Sochi. Em uma corrida debaixo de forte chuva, Hamilton foi o primeiro piloto de Fórmula 1 a conquistar tal feito em mais de 70 anos, entrando para a história do automobilismo.

Neste grande prêmio da Rússia, a corrida iniciou com o piloto da McLaren, Lando Norris largando na pole-position, seguido por Carlos Sainz da Ferrari e George Russell correndo pela Williams. A corrida teve início com largada sem incidentes tendo na liderança Norris, mas com uma drástica mudança climática, como previsto pelos técnicos de algumas equipes, uma chuva forte começou durante as últimas voltas.

Assim, os pilotos foram obrigados a parar no box para troca de pneus. Lando, que liderava a corrida seguido por Hamilton, negou o pedido da equipe para a parada no box e seguiu a corrida com pneus slick, como uma tentativa de não perder sua posição. Hamilton  que estava disputando o pódio com o corredor da McLaren atendeu o pedido de sua equipe e fez a troca de pneus. Eventualmente com o aperto da chuva, Lando Norris começa a deslizar pela pista e perdeu o controle de seu carro devido a aquaplanagem. Com o piloto da McLaren fora da pista, Lewis lidera as últimas voltas e conquista sua centésima vitória, ganhando o título de piloto mais vitorioso do mundo.

Após sua grande vitória Lewis Hamilton corredor da Mercedes lidera também o campeonato, apenas 2 pontos na frente de seu rival Max Verstappen. A próxima corrida será domingo dia 10 de outubro no Grande Prémio da Turquia, onde a disputa entre os pilotos pelo título continua mais acirrada do que nunca.

Foto: Alexander Nemenov AFP. Piloto britânico, Lewis Hamilton comemora no pódio em GP de Sochi, após conquista de 100 vitórias.

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *