Zebras em Copas do Mundo

Share

Por: Arthur Sapiro, Luis Feitosa, Luiza Torres, Pedro Accorsi e Pedro Cohem

Nascido no jogo do bicho para descrever algo inesperado, o termo “zebra” surgiu no mundo do futebol há 52 anos através da voz de Gentil Cardoso durante uma partida entre Portuguesa e Fluminense. Naquela ocasião, o treinador da Lusa Carioca insistiu que sua equipe não perderia o jogo e afirmou: “Vai dar zebra”. Naquela ocasião, o confronto terminou empatado em 1×1. Desde então, o termo se popularizou entre os boleiros e se tornou gíria comum para descrever um resultado inesperado. A sete meses do início da Copa Do Mundo de 2022, estatísticas apontam seleções como Brasil, Argentina, França, Inglaterra e Alemanha como favoritas a conquistar a taça. Porém, a história revela que números não entram em campo e diversas favoritas já foram vítimas das famosas seleções “zebras”.

Copa de 2018: Croácia

Disputada na Rússia, a Croácia chegou à final contra a França perdendo pelo placar de 4 a 2. A Croácia pode ser considerada uma zebra neste cenário levando em conta que haviam seleções com um grau maior de favoritismo para chegar a tão sonhada decisão. Contando sobre a trajetória da seleção croata na Copa do Mundo de 2018, na primeira fase ela avançou em primeiro no grupo D, um grupo que era composto por seleções como: Argentina, Nigéria e Islândia. Nos confrontos de mata a mata a seleção croata avançou nas oitavas de final contra a Dinamarca na disputa por pênaltis, nas quartas de final avançou contra a Rússia em mais uma disputa decidida nas penalidades, nas semifinais avançou contra a Inglaterra vencendo a partida pelo placar de 2×1 até chegar a tão sonhada decisão de Copa do Mundo contra a seleção francesa, a qual terminou bicampeã mundial ao fim da disputa.

Seleção Croata posa para foto antes da final contra a França. Foto: Reprodução

Copa de 2014: Costa Rica

Quando os grupos foram sorteados, o grupo D foi rapidamente apelidado como o ‘grupo da morte’, e a Costa Rica, como seu saco de pancadas. Disputando vaga com as campeãs do mundo Inglaterra, Itália e Uruguai, a seleção costarriquenha desafiou os números e  terminou a fase de grupos em primeiro lugar com atuações brilhantes do meia Bryan Ruiz e o goleiro Keylor Navas que sofreu apenas um gol em três partidas. A seleção chegou até as quartas de final, mas foi eliminada pela Holanda nas penalidades após estratégia inesperada do goleiro holandês Tim Krul (o goleiro havia estudado a cobrança dos jogadores antes da partida).

Seleção da Costa Rica na Copa do Mundo de 2014. Foto: Reprodução

Copa de 2010: Gana

A grande surpresa da Copa disputada na África do Sul, foi a seleção ganesa que avançou até às quartas de final em um confronto histórico contra a seleção uruguaia, este confronto é lembrado pelo o lance em que o atacante Luis Suárez colocou sua mão na bola para evitar o gol da seleção ganesa e acabou sendo expulso. A trajetória de Gana na Copa do Mundo de 2010 começou com a segunda colocação no grupo D, um grupo que contava com seleções como: Alemanha (avançou em 1º lugar no grupo), Austrália e Sérvia. Nas oitavas de final avançou contra a seleção norte-americana vencendo a partida pelo placar de 2 a 1 e nas quartas de final foi eliminada pela seleção uruguaia nas penalidades ao fim da partida encerrando sua participação histórica no torneio no qual obteve a sua melhor campanha na história.

Jogadores da Gana se cumprimentam após término do jogo. Foto: Reprodução

Copa de 2006: Ucrânia

A Copa de 2006 foi disputada na Alemanha, nesta Copa tivemos como grande surpresa a seleção ucraniana que avançou até as quartas de final contra a seleção italiana, sendo eliminada pelo placar de 3 a 0 ao fim da partida. A trajetória da Ucrânia na Copa começa com a segunda colocação na fase de grupos no grupo H, um grupo que contava com seleções como: Espanha (avançou em 1º lugar no grupo), Tunísia e Arábia Saudita. Nas oitavas de final a seleção ucraniana enfrentou a seleção suíça, o placar da partida foi 0x0 e a decisão da vaga foi conquistada nas penalidades, após um início esperançoso na competição logo chegou o banho de água fria, a Ucrânia perderia nas quartas de final contra a seleção que se tornaria campeã do torneio, a Itália.

Time da Ucrânia na Copa de 2006. Foto: Reprodução

Copa de 2002: Turquia e Coreia do Sul

Na primeira copa em solo asiatico, duas zebras atormentaram a vida dos gigantes: Turquia e Coreia do Sul. Após 48 anos, a aguerrida seleção turca voltava a disputar uma Copa do Mundo e fez a melhor campanha em toda sua história. Com uma solidez defensiva, meio-campo criativo e ataque avassalador, os turcos chegaram até as semifinais quando foram eliminados pela seleção brasileira. Na disputa de terceiro e quarto lugar, venceram a Coreia do Sul.

Jogadores turcos perseguem Denilson durante a semifinal da Copa do Mundo de 2002.
Créditos: Arquivo/CBF

Naquela edição, a Coreia do Sul também realizou sua melhor campanha em Copas do Mundo. Nas oitavas de final, eliminou a tetracampeã do mundo Itália em jogo marcado por erros de arbitragem que beneficiaram a anfitriã. Já nas quartas de final, a Coreia do Sul foi outra vez beneficiada pela arbitragem e venceu a Espanha nas penalidades. Apesar das polêmicas, a seleção sul-coreana terminou a competição em quarto lugar, perdendo pra Alemanha na semifinal.

Seleção Sul-Coreana comemorando com a torcida. Foto: Korea Times