Volta às aulas muda rotina da Vila Mariana

Estudantes movimentam comércio da região. Foto: divulgação

No fim de janeiro, o início das aulas alterou o dia a dia dos moradores da Vila Mariana. Só na rua Álvaro Alvim, mais de seis mil alunos transitam todos os dias, já que a via abriga duas faculdades de grande porte: a ESPM e o Centro Universitário Belas Artes.

A Vila Mariana é um bairro extremamente estudantil. Ruas como Vergueiro, Botucatu, Major Marigliano acolhem, respectivamente, a FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e a Fapcom (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação).

Os estudantes trazem um clima de alegria e harmonia ao bairro. Marina Bianchi, estudante de jornalismo na ESPM e moradora da Vila há quinze anos, destaca que durante as férias a região fica muito deserta e vazia. “Os alunos dão mais vida ao bairro”, diz.

Com a volta ás aulas o trânsito piora devido ao número de carros que circula pelo bairro. Estudante de relações internacionais, Bruno Marques explica o motivo. “Na minha opinião, vários alunos optam por vir de carro à faculdade porque o acesso ao transporte público é bem ruim, mas as ruas não suportam um número tão grande de automóveis”, relata.

O comércio na região é beneficiado com o retorno escolar, segundo Flávio Barros, que trabalha em um estabelecimento na rua Major Maragliano. O garçom do bar alega que o lucro duplica em fevereiro se comparado a janeiro. As papelarias, restaurantes e padarias também lucram com o fim das férias, segundo publicado no site do Portal Vila Mariana.

Renata Mendes (1° semestre)