“No jornalismo você precisa devorar informações”, diz Celso Zucatelli

Celso Zucatelli nasceu em são Paulo e se formou em jornalismo pela universidade Metodista de São Bernardo do Campo. Trabalhou como repórter e editor do jornal O Estado de S. Paulo, atuou na Rede bandeirantes e TV Cultura. Atualmente na Rede Record, emissora na qual trabalha atualmente, já esteve nas bancadas de jornais como o SP Record e o Fala Brasil, antes de apresentar o Hoje em Dia.

Após um bate-papo descontraído com os alunos no auditório Renato Castelo Branco, da ESPM-SP, o jornalista conversou com o Portal de Jornalismo e falou sobre os desafios da sua carreira.

O apresentador da TV Record, Celso Zucatelli. Foto: Letícia Teixeira.

PORTAL DE JORNALISMO ESPM-SP: Qual a diferença entre ser âncora de um jornal como o SP Record e apresentador de um programa como o Hoje em Dia ?

Celso Zucatelli: A diferença é que você tem mais liberdade, você fica mais solto. Primeiro eu não preciso usar gravata, graças a Deus (risos). Eu sempre fiz um jornal mais comentado. A minha pegada sempre foi essa, eu sempre quis fazer isso. E no Hoje em Dia você tem essa liberdade, o jornal é mais solto. Eu consigo conversar com o telespectador, prefiro.

PJ ESPM: Você foi correspondente internacional também.

Celso Zucatelli: Fui. Foi a melhor experiência da minha vida. Eu amei, só voltei porque o Hoje em Dia era uma oportunidade muito boa, senão jamais teria voltado. Era um sonho meu, de muitos e muitos anos, e eu fiquei muito feliz de ter essa oportunidade quando a Record me convidou. Eu cobri a eleição do Obama, que foi um fato histórico, a crise financeira, que foi super importante.

PJ ESPM: Qual será o maior desafio do jornalista no futuro?

Celso Zucatelli: Eu acho que o maior desafio é saber se você está preparado para viver isso. Por isso eu falei que no jornalismo você precisa devorar informações. Se você devorar, você consegue segurar o desafio, senão, não!

PJ ESPM: Existem muitos programas que misturam informação e entretenimento. O quê você acha disso?

Celso Zucatelli: Eu acredito nessa fórmula. As pessoas querem isso na televisão. Você quer entretenimento, mas também quer informação. As pessoas precisam disso. Eu acredito nessa fórmula, acho que vai ser a melhor fórmula.

PJ ESPM: Esse pode ser o futuro do jornalismo?

Celso Zucatelli: Tenho certeza absoluta disso. Mas, entenda. Eu não acho que o resto vai acabar, tem espaço pra tudo. Eu prefiro esse!

Letícia Teixeira e Tainá Valadares (1º semestre)