Vila Mariana, na zona sul, é um dos bairros mais arborizados de São Paulo

A rua Pedro Morganti é mais uma das áreas mais verdes na região. Foto: Peter Frontini.

Share

 

Em meio ao mar de prédios que é a cidade de São Paulo, algumas pessoas buscam viver em bairros em que ainda existem áreas verdes e árvores pontilhando sua paisagem. Um desses bairros é a Vila Mariana, na zona sul da cidade.

Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, em 2010, a Vila Mariana aparecia na quinta posição no ranking de bairros com maior quantidade de árvores na cidade, com 32.672. E ainda aparece como a região com menor área urbanizada dentre as cinco primeiras. Portanto, também apresentando alta densidade vegetativa. O levantamento considera apenas as árvores presentes em vias públicas, não contabilizando as localizadas nos diversos parques da região.

As vantagens de se viver perto de árvores são variadas, sendo a principal a absorção do gás carbônico e liberação do oxigênio, que deixa o ar mais úmido e melhora sua qualidade, trazendo inúmeros benefícios para a saúde. Além disso, um estudo realizado na Universidade de Wisconsin e divulgado pelo site Diário da Saúde, mostra que pessoas que convivem em áreas mais arborizadas também possuem benefícios psicológicos e mentais, como o menor impacto do estresse na vida do indivíduo, melhorando sua qualidade de vida.

Pensando no cuidado das árvores do bairro, a Prefeitura Regional da Vila Mariana iniciou uma parceria público-privada com a empresa AMG Ecologia Aplicada.  A iniciativa promete diagnosticar e realizar manutenção nas árvores da região, também ocmo prevenção às quedas.

Peter Frontini (1 semestre)