Vila Mariana é o primeiro bairro a receber projeto Bike Sampa

O transporte público é um desafio para os governantes e um problema recorrente das grandes cidades mundiais. Em São Paulo, a maior metrópole da América Latina, não é diferente. Por isso, a Prefeitura Municipal lançou, no mês de maio, o projeto Bike Sampa.

Com o objetivo de facilitar o deslocamento em pequenas regiões, são disponibilizadas bicicletas para o público, que poderá alugá-las nas estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade de São Paulo. A Vila Mariana foi o primeiro bairro a receber o projeto e onde se encontram as seis estações ativas. Elas estão localizadas em frente ao Centro Universitário Belas Artes, em frente à Cinemateca Brasileira, na Estação Vila Mariana de Metrô e nas ruas Humberto I, Capitão Macedo e Rio Grande.

“Eu adorei essa estação bem em frente à faculdade onde estudo. Facilita bastante minha vida. A partir de agora, quase nunca vou chegar atrasado”, diz Bruno Ramalho, estudante da Belas Artes. Ele ainda afirma que o Bike Sampa é uma boa oportunidade para fazer exercícios, além de beneficiar o meio ambiente. “Não preciso ficar mais tão preocupado com academia”, brinca.

Como participar

Para utilizar este novo serviço, o usuário precisa cadastrar-se no site do próprio projeto Bike Sampa. Segundo dados disponíveis no site, a inscrição é efetivada por meio do fornecimento de dados pessoais e mediante o pagamento da quantia de R$ 10.

Uma vez que o cadastro esteja em dia, para utilizar as bicicletas basta ligar para o telefone do projeto (4063-3111) e indicar o número da estação e do veículo que pretende alugar.

O usuário poderá utilizar o serviço quantas vezes quiser, desde que cada viagem não ultrapasse o tempo de 30 minutos, com intervalos de 15 minutos entre cada uma. No caso de passar do tempo limite, será cobrada uma tarifa adicional de R$ 5.

Para a devolução das bicicletas, não é necessário voltar à estação onde o veículo foi alugado. Basta entregá-la em qualquer estação ativa do projeto.

Thobias Marchesi (1º semestre)

Site: www.mobilicidade.com.br/bikesampa.asp
Centro de informações: (11) 4063 3999