Designer de Portugal visita ESPM-SP

Miguel Neiva, mestre em Design Gráfico e formado em Design de Comunicação Visual, criador do sistema de identificação de cores para pessoas daltônicas, ColorAdd, esteve na ESPM-SP entre os dias 7 e 18 de maio ministrando palestras e workshops para alunos e professores a convite do curso de Design.

Neiva durante palestra no auditório Victor Civita

O ColorAdd, consiste em um sistema de códigos que permite aos daltônicos a identificação do que não conseguem diferenciar a olho nu. “Uma ferramenta simples e universal”, segundo Miguel. O amarelo, o azul e o vermelho, cores primárias, associam-se a três códigos gráficos para formar tonalidades. Ao juntar o símbolo do amarelo com o do verde, o resultado é o azul. “É como numa paleta de tintas”, explicou o designer. O fundo preto representa tons escuros, enquanto o fundo branco, os claros.

A ideia para o projeto surgiu há 12 anos durante o desenvolvimento de uma tese na área de Design Gráfico pela Universidade do Minho.  Reconhecido como um dos criadores de “uma das 40 ideias que vão mudar o mundo” pela Revista Galileu, o designer afirmou que se sente orgulhoso. “Sabia que com o projeto que tinha em minhas mãos, poderia desenvolver algo capaz de melhorar o mundo. Sempre acreditei que o design poderia trazer algum bem social” terminou.

Ouça Miguel Neiva, que fala sobre a aplicação e disseminação do projeto atualmente:

[audio:http://portaldejornalismo-sp.espm.br/wp-content/uploads/2012/05/Miguel_Neiva.mp3|titles=Miguel_Neiva]

Talitha Adde (1º Semestre)

Leia mais na reportagem de Guy Almeida Jr., “Ensaio sobre o daltonismo”, no blog ESPM +