Unindo diversão e atividade física, dança traz benefícios à saúde e ajuda na socialização

“Dançar ensina a respeitar a si mesmo e aos outros”, diz professora. Foto: divulgação

Moradores, trabalhadores e estudantes da Vila Mariana têm buscado na dança os benefícios que esta arte milenar pode trazer à saúde. Unindo diversão e exercício, a dança deixou de ser apenas uma forma de expressão e passou também a ser um meio de fortificar músculos e modelar corpos.

Ana Curcelli, professora de balé clássico da academia Sala de Dança, localizada na rua da União, diz ter começado a dançar aos 25 anos quando decidiu unir a arte e o exercício físico em uma só atividade. Professora há seis anos, ensina ballet para adultos, e cita vantagens que a prática pode trazer ao corpo e à mente. “Os benefícios são inúmeros, começando pela melhoria da postura, o aumento de força e alongamento, consciência corporal, melhoria na memória, na coordenação motora e na musicalidade”.

Ana cita ainda as vantagens de uma melhor sociabilidade e desinibição, além do aumento nos níveis de endorfina e neurotransmissores, responsáveis pela
sensação de bem estar. “Acima de tudo, dançar ensina respeitar a si mesmo e aos outros enquanto se aprecia a arte”, enfatiza a professora.

Alunos da Vila

Aluno da mesma academia, Rafael Mello, ator profissional e estudante de educação física, frequenta a Sala de Dança há quase um ano, onde faz ballet, jazz contemporâneo e dança de salão. Ele afirma ver na atividade uma forma de relaxar. “Não trago problemas para cá, já venho com a cabeça livre. É muito bom sair de casa, ver o meu pessoal”.

Do ponto de vista de um educador físico, Mello ainda explica os benefícios para a saúde. “Ao dançar, fortalecemos os músculos e os ossos. O osso passa a ter mais captação de cálcio, ganhando resistência”.

Dançando três horas por dia, Mello tem como objetivo trabalhar com teatro musical e alega ser esse o motivo para ter começado a prática. “Eu nunca pensei que eu ia dançar algum dia, mas vi que é um mundo fantástico. Na  minha concepção, todos deveriam ter a oportunidade de experimentar”, completa.

O professor de espanhol Marcos Alves faz aula de dança de salão na academia Espaço Vila, que fica na rua Domingos de Moraes. Ele acredita que a socialização é um dos maiores ganhos que se tem com a dança. “Você conhece muita gente, descobre coisas em comum. Esse contato social é muito bom”, afirma.

Alves também enfatiza a melhora no condicionamento físico. “Consigo andar mais, cansando muito menos”, diz. Ele também considera a dança um meio de distração. “Você consegue fugir de qualquer outra coisa. Para mim, isso tem sido o melhor. Consigo, durante esse tempo de aula, esquecer qualquer coisa”.

Ainda segundo a professora Ana Curcelli, o envolvimento com essa arte é a chave aproveitar o que a dança pode oferecer. “Qualquer tipo de dança trabalha uma ligação do indivíduo com a música e consigo mesmo, com aquilo que ele está fazendo”.

Sala de Dança
Endereço: Rua da União, 44 (próximo ao metrô Ana Rosa)
Horários: segunda à sexta das 15h às 22h e sábadi das 9h às 14h.
Email: saladanca@gmail.com
Telefone: (11) 2365-03-02
Site: www.saladedanca.com

Espaço Vila