Na última quarta-feira (6), o curso de Jornalismo da ESPM-SP recebeu especialistas em liderança de pensamento para compor a palestra Thought Leadership: potencializando marcas, parcerias e negócios, que ocorreu no Auditório Castelo Branco, às 9h30.
A discussão foi mediada pelo professor do curso de Jornalismo Antonio Rocha Filho, que liderou o bate-papo entre Alessandro da Mata, gerente de relações públicas da agência de comunicação Hill & Knowlton; o especialista em Linkedin e diretor de operações da 4-7 Hz Narrativas Estratégicas, Eduardo Alves; e o gerente de comunidades no LinkedIn, Luiz Gustavo Ribeiro. Os convidados discutiram como influenciar, inspirar e guiar uma indústria ou comunidade por meio de ideias, opiniões e perspectivas inovadoras.
Segundo Luiz Gustavo Ribeiro, “apesar de (o LinkedIn) ser uma rede de tecnologia, o olhar humano faz com que a troca entre uma rede social e uma agência fique cada vez mais humanizada”. Ainda sobre a plataforma, Ribeiro comentou que o site,”com mais de 60 milhões de usuários apenas no Brasil”, é voltado para conhecer profissionais do mercado de trabalho e para trocas de mensagens.
Já Alessandro da Mata deu dicas sobre como criar um perfil de sucesso no LinkedIn. Segundo ele, na descrição de cargo da plataforma, é essencial valorizar propósitos e valores, e não apenas a trajetória profissional: “Quando você tem valores por trás, as empresas percebem que você tem mais paixão, que você tem razões além da remuneração”, ressalta.
O professor Antonio Rocha Filho, mediador do evento, acredita que plataformas como o LinkedIn são cruciais para o mercado de trabalho atual, pois esta rede social “projeta e fortalece a reputação de pessoas, carreiras, marcas e organizações, potencializando parcerias e negócios”. Rocha Filho também ressaltou a inovação de utilizar o thought leadership em comunicação. “O programa consiste em narrativas humanizadas, empáticas e inspiradoras, aprimorando a notoriedade e condição de autoridade e a referência de executivos e de empresas junto aos públicos de interesse”, completou.
Ghostwriting
O trabalho de ghostwriting também foi assunto de destaque durante o evento, como parte da estratégia de thought leadership. Apesar de ser uma área pouco explorada por jornalistas, esta função auxilia o executivo na área da comunicação. De acordo com Da Mata, o ghostwriter cede sua posição de personagem principal, abrindo mão da própria vaidade e de sua capacidade técnica de escrever narrativas. “Você não aparece, escreve apenas como presidente da organização”, diz o profissional.
O evento encerrou com a fala da coordenadora do curso de Jornalismo, Maria Elisabete Antonioli. Ela agradeceu aos convidados, ressaltando que a formação oferecida pela ESPM-SP apresenta conteúdos de assessoria e de comunicação empresarial. “Devemos pensar mais na área (de leadership), pois sabemos que é um campo de trabalho muito importante para o jornalista”, concluiu a coordenadora.