Exposição Frida Kahlo: a vida de um ícone

Share

Carol Schadeck e Luiz Otávio Lopes Sanches (1º semestre)

A exposição imersiva que “traz à vida as obras” da pintora mexicana no Shopping Eldorado, em São Paulo vai até dia 30 de abril de 2023. Foram usados projetores que, de forma sensorial e imersiva, retratavam a história de Frida que além de pintora foi uma ativista feminista e social.

A artista viveu uma vida baseada em três paixões: a pintura, o ativismo político e o amor.

A relação de Frida com a pintura é um reflexo do trágico acidente que ela sofreu aos 18 anos e que mudou o rumo da sua vida. Impossibilitada de seguir seus planos torna-se médica, Frida começou a pintar de dentro do seu quarto, quando ainda encontrava-se com a maior parte do corpo imobilizado. A pintura se transformou em uma razão para se apegar à terra e à vida e para transformar a dor e o sofrimento em arte.

Sua história foi marcada também pelo seu posicionamento político e social. Frida se filiou ao partido comunista mexicano, oportunidade em que conheceu Diego Rivera, seu futuro marido. Em momento posterior, foi ainda responsável por abrigar Trótski e sua esposa, que fugiam da União Soviética.

Frida revolucionou o feminismo artístico com autorretratos que espelhavam sua dor em um momento em que as mulheres não encontravam espaço na arte. E suas imagens e representações são parte do movimento feminista mesmo após a sua morte.

Essas paixões eram alimentadas por Rivera, seu grande amor e um dos maiores influenciadores e apoiadores de sua arte.

Horário De Funcionamento

Segunda a Sábado: das 10h Às 22h

Domingos e Feriados: Das 11h Às 21h

Local: Shopping Eldorado

Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros – São Paulo – SP

Duração: A Visita Dura Cerca De 90 Minutos.