Tendências mudam, mas marrom continua em alta

O estilo militar é uma das grandes apostas da temporada. Foto: divulgação

A cada temporada, a moda se renova. Novas tendências são lançadas, novos modelos, novas cores e novas texturas dominam as manequins das mais variadas lojas. No outono/inverno 2015, a cor Marshala — mistura de vermelho-vinho com toques de marrom — promete ser tendência. A última edição do SPFW, que aconteceu em abril, trouxe para as passarelas muito vermelho e tons mais neutros, como cinza e bordô. O marrom continua em alta, mas em tons diferenciados que vão do ameixa até tons mais alaranjados.

A grande aposta para a estação é a moda militar e, praticamente, tudo que a envolve. O verde militar aparecerá em peças mais delicadas e estruturadas. Os coturnos continuam com tudo. “Amo usar saias ou shorts de cintura alta com coturnos e acho que vai estar super  em alta”, comentou Maria Julia Silva, estudante e dona de um vlog sobre moda no youtube. A estampa camuflada também aparecerá  e pode ser combinada com peças jeans, que virão em versões mais delicadas, como vestidos e saias com cintura marcada. As parcas — espécie de agasalho com capuz — serão um must have das fashionistas.

Outro item que dominou as passarelas foi o suéter, que foi reinventado e apareceu em  diferentes texturas, com diferentes bordados e estampas. Alguns, também, com detalhes em pedrarias.

“Outono é a estação mais linda para mim e a mais elegante também. Adoro poder usar cachecol e bota, duas peças que não da para usar durante o resto do ano”, disse Maria Julia. As botas conhecidas como over the knee (acima do joelho) também aparecerão bastante durante a temporada. E mesmo sendo uma estação fria, os decotes continuam tendo espaço no mundo da moda. As fendas apareceram muito durante o desfile da marca Animale para o SPFW, segundo Camila Coelho, blogueira de moda. Os decotes longos na vertical também apareceram bastante.

A influência dos anos 60 e 70 marcará a estação. As cores vibrantes perdem espaço e surgem looks minimalistas. Muitas franjas, que aparecerão em roupas, calçados e acessórios. Calças boca de sino, gola alta e jeans rasgado também. “Minha aposta para a estação seriam os jeans com estilo mais largado e rasgados no joelho, acho lindo”, ressaltou Maria Julia. A estudante diz adorar o estilo mais despojado. Outra referência aos anos 60 e 70 é a volta do Tie Dye, uma técnica de tingimento artístico de tecidos, assim como a presença do brilho metalizado. A respeito de tecidos, outra referência à época será o uso do veludo.

Estilistas renomados, como Kenzo e Alexander Mcqueen, trouxeram às passarelas tendências orientais, inspiradas na cultura chinesa e na Ásia Oriental. O kimono, traje típico japonês, será peça-chave da estação. A estampa étnica será tendência, assim como a floral e o animal print. O xadrez se reinventou e aparece agora em calças, vestidos e em detalhes.

Nas unhas, o cinza e o verde militar são a grande aposta da temporada e, para quem gosta de cores mais quentes, o laranja aparecerá em um tom mais fechado  e o rosa aparecerá em diferentes tons.

Renata Carlini (1º semestre)