Templos Religiosos – A Catedral de Notre-Dame

Share

Viviane Tolosa – (2º semestre)

Um dos maiores atrativos de Paris, a famosa Catedral de Notre Dame fica localizada na Ilê de la Cité. Notre-Dame é uma das catedrais com o estilo arquitetônico gótico francês mais antiga do mundo, sua construção iniciou-se em 1163, por decisão de Maurice de Sully, um bispo de Paris e ela foi inaugurada quase dois séculos depois, em 1345. O nome Notre-Dame, em francês, significa Nossa Senhora e é uma homenagem à Virgem Maria.

Outros templos religiosos já ocuparam o mesmo lugar da Catedral de Notre Dame em outros séculos. Historiadores descobriram que nos tempos romanos, o local fora ocupado por um templo pagão.

A catedral tem dois andares e duas torres de 69 metros. Após subir um lance de 387 degraus, você poderá ver as grandes gárgulas que enfeitam as torres. As gárgulas foram construídas com alguns objetivos: algumas servem de decoração (imitam animais e meio- humanos) e outras ajudam na drenagem da água da chuva. As estatuas são criativas e foram construídas para lembrar que não importa a aparência todas as criaturas são filhos de Deus. Além disso, do topo das torres você tem uma visão privilegiada de Paris.

Muitos visitantes confundem as 28 estatuas da fachada, que representam antigos reis de Israel com reis franceses. Conhecida como Templo da Razão, no período da Revolução Francesa, a catedral teve as cabeças das estatuas dos reis decepadas e após o período elas foram reconstruídas.

O monumento é bastante conhecido por ser local onde se passa uma das famosas histórias da Disney, o Corcunda de Notre-Dame, que conta a história do quasímodo e de sua amada, Esmeralda.

Ao longo dos anos, tiveram muitos acontecimentos marcantes na catedral como a coroação de Napoleão Bonaparte, a beatificação de Joana D’Arc e a coroação de Henrique VI da Inglaterra durante a Guerra de cem anos. Ali também foram realizados funerais de nomes importantes como Charles De Gaulle, Georges Pompidou e François Mitterrand.

O famoso templo religioso francês fica situado a pouco mais de 30 metros do marco zero de todas as ruas da França.

Antes da catedral e seus arredores serem fechados ao público por causa do incêndio que danificou o local em 15 de abril de 2019 era o monumento histórico mais visitado da Europa, recebendo 13 milhões de visitantes anualmente.