Paulo Freire é homenageado na 53ª ocupação do Itaú Cultural

Em sua 53º Ocupação, o Itaú Cultural homenageou Paulo Freire, contando a história de um dos maiores educadores do Brasil. Foto de Paulo que fecha a exposição.

Share

Eduardo Fabrício – (2º semestre)

A Ocupação Paulo Freire é uma exposição de materiais, fotografias, documentos e recursos audiovisuais que contam a história do professor, escritor, filósofo e Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire. Está localizada no Itaú Cultural, Av. Paulista, e vai até 5 de dezembro de 2021, ano em que se comemora o centenário do educador.

Com funcionamento de terça a domingo, das 11h às 19h, a entrada é gratuita e livre para todos os públicos, sem a necessidade de agendamento prévio. Caso o número de pessoas no espaço passe de 30, os funcionários realizam um controle de acesso do público para evitar aglomerações. O uso de máscara é obrigatório durante toda a visita.

A mostra acompanha, de maneira cronológica, a vida de Paulo Freire, desde seu início na faculdade de direito, passando pelo período de exílio durante a ditadura, até o reconhecimento internacional de suas obras e métodos. Todos os tópicos acompanhados por documentos e imagens que ilustram cada momento de sua trajetória.

O primeiro destaque da exposição é o projeto de alfabetização de Paulo Freire, que serviu como teste para seu método. Foi no município de Angicos, interior do Rio Grande do Norte, que professores, comandados por Paulo, alfabetizaram mais de 300 pessoas em 40 horas. O método focava na utilização de palavras comuns aos alunos, usadas em seu dia a dia, como “tijolo”.