Spotlight vence prêmio mais cobiçado do cinema

O Oscar é o mais conhecido e cobiçado prêmio do cinema de Hollywood. O prêmio é entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A primeira cerimônia televisionada foi em 1953 somente nos Estados Unidos e no Canadá e desde 1969 é exibida internacionalmente.

De acordo com o diretor geral e professor nas áreas de Modelagem e Escultura e fundador da Escola de Cinema 3D e Animação, João Luís Boldrini, a importância do Oscar para um cinegrafista é a visualização alcançar um público grande. “Os profissionais se valorizam bastante com essas indicações na parte comercial”, diz Boldrini.

No ano de 2016 houve vários filmes indicados:

O Regresso foi um dos que mais teve apostas pois Leonardo DiCaprio teve um grande destaque e ganhou o prêmio de melhor ator, porém o filme ganhou melhor diretor e melhor fotografia. Dirigido pelo cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu, O Regresso desponta como favorito da Academia recebendo 12 indicações. O filme foi inspirado em uma história real que mostra a trajetória de um comerciante de peles que se passa no século 19, Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) é surpreendido por um urso e fica gravemente ferido e é quando seu companheiro de caçada John Fitzgerald (Tom Hardy) o abandona roubando todos os seus pertences e o deixando a beira da morte. Entretanto, Glass acaba sobrevivendo e com uma grande sede de vingança inicia uma jornada em busca de Fitzgerald.

Mad Max: Estrada da Fúria foi o filme que ganhou seis indicações no Oscar, a maioria de técnicas, melhor montagem, figurino, design de produção, maquiagem e cabelo e o os outros foram melhor mixagem de som, edição de som e melhor montagem. O filme é passado nas estradas de um grande deserto, com muitas tempestades de areia e ação, onde água e combustível são os maiores bens que alguém pode ter, por isso o filme se passa em um mundo em que todos lutam pela sobrevivência. Dentro do deserto existe a Cidadela – controlada e liderada por Immortan Joe, que possui um harém e ordenha mulheres grávidas para obter o leite. O filme começa com Furiosa (Charlize Theron) tentando salvar as mulheres que Immortan Joe mantinha para consumo  quando começam as perseguições os personagens vão se juntando e Max (Tom Hardy) que está prisioneiro consegue ajudar as mulheres na fuga e no final todos conseguem ter uma liberdade.

Spotlight: Segredos Revelados foi um filme muito polêmico e por isso teve grandes apostas. O filme conta a história de um grupo de jornalistas, Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams) Michael Rezendes (Mark Ruffalo) Walter Robby (Michael Keaton) que investigou e descobriu mais de 90 casos de pedofilia por padres apenas em Boston, nos EUA. O filme ganhou o grande prêmio da noite com o melhor filme e também como melhor roteiro original.