SP 468 – Por dentro da história do Museu de Futebol

Foto de um vídeo visto no Museu do Futebol

Share

Pedro Accorsi – (2º semestre)

A exposição principal do Museu do Futebol é um percurso envolvente e emocionante pela história do esporte e do Brasil. São quinze salas que ocupam 6 mil metros quadrados e instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.

O Museu do Futebol foi criado para contar parte da nossa história sob o ângulo de uma paixão nacional, que nasceu inglesa e de elite. Daí sua missão de investigar, divulgar e preservar o futebol como patrimônio, como destacada manifestação cultural do povo brasileiro.

O museu ocupa uma área de 6.900 m2 do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, plantado numa região nobre da cidade de São Paulo, e está instalado no avesso das arquibancadas que ficam rente ao portão principal. A escolha do estádio, inaugurado em 1940, deveu-se à tradição e simbologia dele – a primeira grande obra, no Brasil, consagrada ao esporte que já contrastava o país no exterior e contribuía para a construção da nossa identidade como nação. A adaptação desse território mítico coube ao arquiteto Mauro Munhoz, e os números envolvidos na operação impressionam: R$32,5 milhões custou o projeto; 7.000 m2 de áreas estruturais recuperadas; 4 pavimentos erigidos; foram instalados 110 mil metros de cabos de força, 15 mil metros de eletrodutos, 3 mil metros de eletrocalhas, 10 mil metros de cabos de vídeo e áudio e rede com mil metros de fibra óptica; 680 profissionais envolvidos no trabalho; 13 meses consumidos na entrega da obra, toda adaptada para receber deficientes motores, visuais, auditivos e mentais.