SP 468 – Neo Química Arena – a casa do povo

Escudo do Corinthians de mteal, localizado no átrio da arquibancada Oeste da Neo Química Arena, em São Paulo

Share

Rafael Marins Dos Santos – (2º semestre)

Anteriormente chamada de Arena Corinthians, a Neo Química Arena é um estádio de futebol localizado em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. O estádio pertence ao Sport Club Corinthians Paulista, que ficou anos sem um estádio e alugava o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o famoso Pacaembu, que pertencia a prefeitura de São Paulo.

A Neo Química Arena foi inaugurada em maio de 2014, quando o Corinthians perdeu por 1×0 para o Figueirense. No mês seguinte, a Arena sediou a abertura da Copa do Mundo da FIFA de 2014, além de outros 5 duelos do principal torneio de futebol do mundo. Além de jogos e shows, também é possível conhecer a Arena por meio de um tour.

O tour da Arena leva os visitantes para conhecer os principais pontos do estádio, além de uma viagem através da história do Sport Club Corinthians paulista, mesmo de acontecimentos posteriores ao estádio. O tour se inicia pelo átrio da Arena, local em que são realizados os shows e eventos não relacionados com o futebol, além de contar com dois grandes escudos do time para decoração e diversas camisas e pôsteres de conquistas da história do clube alvinegro. A visita continua nos andares superiores, mostrando os camarotes e como funciona a acústica do estádio, que conta com lonas no teto do estádio que amplificam a altura do som e direcionam para o campo, na tentativa de atrapalhar ao máximo o adversário.

A segunda parte do tour se inicia na sala de imprensa, que homenageia as três invasões da torcida corinthiana: a invasão de 76, quando mais 70 mil corinthianos dominaram as arquibancadas do Maracanã; a invasão de 2000, quando novamente a torcida invadiu o Maracanã para assistir à final do primeiro Mundial de Clubes da Fifa e pôr fim a de 2012, quando 30 mil corinthianos atravessaram o mundo para apoiar o clube, na cidade de Tokio. Seguindo na área de imprensa, os visitantes são levados para a sala de coletivas, onde a taça da libertadores os aguarda para uma foto.

Na terceira e final parte do tour, os visitantes conhecem os lugares mais importantes do estádio: os vestiários, a sala de aquecimento e o campo. Nos vestiários, camisas dos jogadores ficam penduradas os cabides, para a realização de fotos. Na sequência, o tour segue pela sala de aquecimentos, com bolas espalhadas pelo campo para que os visitantes tenham a sensação de um aquecimento de profissionais. Por fim, é possível acessar as laterais do campo e os bancos de reserva, não é permitido pisar no gramado devido ao excesso de cuidado do clube com a grama do estádio.

Desde 2014, o Corinthians já disputou 260 jogos na Neo Química Arena e conta com um retrospecto de: 153 vitórias, 71 empates e apenas 36 derrotas, além da conquista de 3 títulos.