SP 468 – Pinacoteca Luz

Share

Júlia Dal Bello – (2º semestre)

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo.

O edifício construído por Ramos de Azevedo entre 1895 e 1990, destinando-se originalmente a sediar o antigo Liceu de Artes e Ofícios. Em 1905, com uma coleção de 26 pinturas pertencentes ao Estado, aqui se instalou a Pinacoteca, o primeiro Museu de Arte de São Paulo.

Ao lindo do século, o edifício abrigou também outras instituições, como a Escola de Belas Artes e a Escola de Artes Dramáticas.

A fim de adequar a edificação as necessidades de um Museu hoje com um acervo de 5000 obras, a partir do projeto de Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Conlonelli, foi realizada uma grande intervenção arquitetônica, graças a parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Governo Federal.

Transformando sem destruir e preservando sem congelar-se sob o peso da tradição, a Pinacoteca tornou-se mais moderna e melhor equipada, elaborando e apresentando projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.

Seu acervo original foi formado com a transferência de 26 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo e conta hoje com cerca de 11 mil peças.

Entre elas, trabalhos de autoria de importantes artistas brasileiros como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Oscar Pereira da Silva, entre outros.

A Pinacoteca possui dois edifícios abertos ao público e com intensa programação: a Pinacoteca Luz e a Pinacoteca Estação. A primeira é conhecida pelos visitantes como Pina Luz, antiga sede do Liceu de Artes e Ofícios.

Projetada no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, passou por uma ampla reforma, no final da década de 1990, com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

O edifício comporta ainda um dos principais laboratórios de conservação e restauro do país.

A Pinacoteca de São Paulo se dedica às artes visuais brasileiras e ao seu diálogo com as culturas do mundo ao colecionar, estudar, preservar, expor e comunicar seus acervos para promover a experiência do público com a arte, estimular a criatividade e a construção de conhecimento.

No website da Pinacoteca, é possível fazer um tour virtual no 2° andar da Pina Luz, onde está a exposição Arte no Brasil – Uma história na Pinacoteca de São Paulo, o que possibilita a navegação pelas salas, corredores, varandas e obras virtualmente!

Para visitar, é simples

O horário de funcionamento é de quarta a segunda, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h.

Todos os ingressos poderão ser adquiridos online e assim você evita filas.

O valor é R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada). Sábados, os ingressos são gratuitos para todas as pessoas.

Nesse cenário de pandemia, para entrar nos prédios da Pinacoteca de São Paulo e visitar suas exposições, é necessário apresentar na entrada do museu o seu passaporte de vacinação contra a COVID-19.

O Café Flor, localizado na área de ar livre do museu de arte, está aberto, mas o acesso a ele só pode ser feito dentro do horário do seu ingresso.

A loja da Pina está em novo local, não é necessário ingresso para acessá-la.