SP 468 – Pateo do Collegio

Entrada do patio do colegio no centro de São Paulo

Share

Carolina Ciocci – (2º semestre)

O Pateo do Colégio, localizado no centro da cidade de São Paulo, é conhecido como lugar de fundação da capital paulista. Foi em 25 de Janeiro de 1554 que os padres jesuítas Manoel da Nóbrega e o jovem José de Anchieta rezaram a primeira missa e fundaram uma igreja e um colégio, como marco do início da cidade. “Aqui sob a cruz de cristo nasceu esta cidade dedicada ao apóstolo Paulo, pelos jesuítas Padre Manuel da Nóbrega o irmão José de Anchieta, entre outros. 25 de janeiro A.D. 1554”, destaca-se a frase pendurada em azulejo azul e branco, na faixada do complexo.

Hoje o ponto histórico, cultural e religioso, é composto pelo Museu Anchieta, que pode ser visitado de terça a sábado, das 9h00 às 16h45, com custo de R$12,00 por pessoa, com visita à cripta de José de Anchieta, na Igreja onde foi rezada a primeira missa do Brasil, e, onde ainda ocorrem missas aos domingos às 10h00, além de uma biblioteca temática, e uma charmosa cafeteria.

Com sua faixada inconfundível branca e azul, ressalta-se o local em meio aos prédios neoclássicos do Centrão, arborizado e ventilado, lugar agradável e ideal para um café durante a tarde, com vista única para uma linda parede de taipa de pilão, técnica vinda da península ibérica, que misturava estrume, sangue de boi, areia, terra umedecida e fibras vegetais, um dos poucos testemunhos da arquitetura colonial seiscentista, construída pelo Padre Afonso Brás, em 1585. Além da parede, os charmosos banquinhos dão vista para um pé de café, um monumento as ilhas canárias e uma escultura com rosto de Manoel da Nobrega,

Obra apostólica da companhia de Jesus que se torna cada vez mais referência na preservação da memória histórica acerca das origens da cidade de São Paulo. A preservação desses espaços permite ao visitante conhecer e recordar o trabalho missionário dos primeiros jesuítas e compreender a importância da história e da cultura indígena no Brasil.