Para Young, a sociedade tem uma dinâmica que a política não acompanha

Ricardo Young conversa com alunos da ESPM-SP

Foto: Letícia Pinto

Nesta quinta-feira (2), houve mais uma palestra da Semana Política organizada pelo CA4D (Centro Acadêmico 4 de Dezembro) na ESPM-SP. O pré-candidato a prefeito de São Paulo, Ricardo Young (Rede Sustentabilidade), explicou um pouco sobre a sua carreira política e as frentes de seu novo partido.
Em 2012, Young foi eleito vereador da cidade de São Paulo, pelo PPS, com mais de 42 mil votos, e disse que com esse cargo pode conhecer as entranhas de São Paulo, uma cidade rica.
“Acho o Estado importante, mas é uma ilusão pensar que ele irá resolver os problemas da sociedade”, disse Young sobre o “Estado 2.0” (termo simbólico para o pré-candidato explicar o que pensa sobre como o Estado poderia atuar). Segundo ele, Estado precisa ter uma ligação com a sociedade e dialogar com ela, não de forma partidária e sim da forma mais republicana possível.
“Se formos comparar Brasil com outros países vemos uma sociedade altamente infantilizada por uma enorme dependência do Estado que nós criamos e isso tem que ser invertido”, afirmou Young. Ele explica que o governo precisa trabalhar com a inteligência do coletivo da sociedade, dando auxílio a ela a partir de seu ponto de vista sobre as questões a serem resolvidas.
Sobre a questão educacional e as ocupações das escolas públicas, Young disse que o acesso ao ensino público de qualidade é um direito universal e legitimo que deve ser defendido.
Ao final da palestra, Young sorteou livros para os alunos sobre a complexidade e o campo político de seu mandato, e o conteúdo pode ser acessado também pelo seu site.

Camilla Santos, Victoria Terra e Júlia Mattos

Fotos: Letícia Pinto