Seminário internacional destaca a importância da liberdade de imprensa

Giulia Castro (3º semestre)

Para comemorar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a Unesco, em parceria com a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), ANJ (Associação Nacional de Jornais), Aner (Associaçao Nacional de Editores de Revistas), Folha de S.Paulo, Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), Instituto Palavra Aberta e Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, irá promover um evento, on-line, nos dias 3 e 4 de maio.

O evento tem como objetivo aproveitar a importante data para debater questões sobre a Liberdade de Imprensa. O primeiro dia terá como tema central “Informação como bem público” e o segundo “Polarização e liberdade de imprensa”.

De acordo com Cristina Zahar, secretária executiva da Abraji, informação como bem público e polarização são temas que se relacionam diretamente com a liberdade de imprensa. Para ela, o jornalismo presta um serviço à sociedade quando divulga informações de interesse público, por isso é de extrema importância para o funcionamento da democracia. Já a polarização, diz Zahar, afeta a liberdade de imprensa quando difunde desinformação como se fosse notícia e quando trabalha para deslegitimar o trabalho jornalístico.

Dentre os palestrantes convidados, estarão Aline Midlej, da GloboNews, Flavia Lima, Ombudsman do jornal Folha de S. Paulo, Guilherme Amado, vice-presidente da Abraji, e Marlova Noleto, diretora e representante da Unesco no Brasil.

Nos dois dias, o evento será transmitido das 16h às 17h30. A transmissão será feita pela página “Congresse.me”, pelo canal “Unesco Portuguese”, no YouTube, e pelos canais das entidades parceiras.

Mais informações sobre o evento e a inscrição podem ser encontradas no site do Congresse.me: https://eventos.congresse.me/liberdadedeimprensa