Ricardo “Lilica” criador do Festival Hercule Florence de Campinas

Confira o foto-áudio reportagem realizado pelos estudantes Eduardo Moreira e Nathalia Oliva do 1º semestre do Curso de Jornalismo da ESPM-SP orientado pelo Prof. Erivam de Oliveira.
O Memórias do Fotojornalismo de hoje vai falar sobre o Fotografo Ricardo Lima ou como é conhecido desde os tempos de faculdade, Ricardo Lilica.

Ricardo Lilica entrou na PUC-Campinas em 1991 e se formou em 1994, um ano depois, em 95, ja estava trabalhando, completando, assim, 22 anos de carreira esse ano. A faculdade foi de extrema importância para ele, tanto que a dica que ele da aos universitários é de aproveitar ao máximo o conhecimento de seus professores. Desde jovem, Lilica quis trabalhar com áudio visual e escrita, ingressou no jornalismo pensando que seria a melhor carreira para poder juntar essas duas coisas, mas logo que entrou na faculdade começou a ter aulas e frequentar os laboratórios de fotografia, onde ele aprendeu como ocorria o processo de revelação de filme e sendo, assim, conquistado pela carreira.

Seu primeiro emprego foi num estúdio de fotografia publicitária e por lá ficou por três anos, depois foi trabalhar como freelancer na Folha de SP e como ele mesmo gosta de falar foi ai que sua carreira começou a evoluir.

Enquanto trabalhava na assessoria de impressa da PUC teve a ideia de criar um evento que trabalhasse com os cursos de comunicação, artes visuais e arquitetura. No primeiro evento era apenas um seminário, porém o evento ganhou força dentro da PUC e acabou abrangendo outros cursos como: educação física,m que falava sobre esportes, ciências da computação e engenharia eletrônica que falava sobre tecnologia; e biologia e medicina que falavam sobre a área da saúde. Com o tempo esse seminário começou a crescer e virou uma exposição, chamando a atenção de outros espaços da cidade de Campinas.

Como uma forma de interligar a universidade com a cidade, foi criado o Festival Hercule Florence de Fotografia, recebendo o nome em homenagem ao histórico fotógrafo que morreu na cidade de Campinas. Em 2012, Lilica saiu da PUC e passou a realizar o festival somente em parceria com a cidade. Desde 2016, o festival tem parceria com a Unicamp.

Em seu trabalho como fotógrafo, Lilica da destaque a uma foto tirada de uma enchente na avenida Norte/Sul, onde teve um resgate de uma pessoa pelo helicóptero da Polícia Militar e no final da enchente encontraram um bombeiro morto por afogamento. A foto foi capa da Folha Nacional, sendo para o fotógrafo, sua foto mais marcante.

Atualmente, Lilica tem preferido tirar fotos nas ruas, onde ele diz que ele pode dar voz a pessoas que raramente são ouvidas, sendo as exposições realizadas nas ruas também. Nesses trabalhos ele tenta fazer uma fotografia real, com uma visão mais sensível e tentando apresentar a realidade de uma maneira mais limpa, mais bonita e menos agressiva, que valorize as pessoas com quem ele se relaciona.

Ricardo Lima – (Lilica) – criador do Festival Hercule Florence de Campinas (Basic Small – WEB MBL (H264 400)) from ESPM on Vimeo.