Revista Plural mostra que o rádio não morreu

O lançamento da segunda edição da Plural, revista laboratorial do curso de jornalismo da ESPM-SP, contou com a presença do diretor de graduação da escola, Luiz Fernando Garcia, da coordenadora do curso, Maria Elisabete Antonioli, de professores e alunos. Todos prestigiaram a celebração com um brinde na última sexta-feira, 22 de fevereiro, na própria faculdade.

A revista, semestral, teve como tema os 90 anos do rádio no Brasil – completados em 2012 – e foi inteiramente produzida por alunos. “Eles são responsáveis por todas as etapas do processo, da pauta à edição, e podem exercitar com rigor e responsabilidade não apenas a técnica, mas também a ética jornalística. O resultado é um produto de excelente qualidade”, afirma o editor da publicação, professor Renato Essenfelder.

Ao participar da elaboração desta edição, 11 alunos (do 2º ao 4º semestres) tiveram a oportunidade de conhecer detalhes do mundo do rádio e até mesmo de vivenciar as dificuldades enfrentadas pelos radiojornalistas diariamente. Parte da equipe passou 24 horas dentro dos estúdios da rádio BandNews FM para acompanhar plantões na madrugada e narrar os bastidores de uma emissora noticiosa. “A Plural carrega consigo valores caros ao curso, como ousadia na abordagem das pautas, excelência na apresentação do material e um forte senso de responsabilidade social, contribuindo para divulgar informação de qualidade, gratuitamente, a todos”, completa Essenfelder.

A próxima edição, a ser lançada no final deste semestre, terá como tema a São Paulo que nunca dorme, enfocando o lazer e o trabalho que se misturam na madrugada paulistana.

Confira a versão digital da Revista Plural

Giovanna Mazzeo (3º semestre)

Vídeos gravados em um tablet pela Giovanna Hueb (2º semestre)

Clésio Oliveira (5º semestre) ressalta a diferença do trabalho em revista e em outras plataformas