Resultado das urnas divide opinião de eleitores da Vila

Comunidade da Vila Mariana partilha de diferentes expectativas para o futuro do País. Foto: divulgação

Membros da omunidade tem diferentes expectativas em relação ao futuro do País. Foto: divulgação

Decepção para uns e alívio para outros. A reeleição de Dilma Rousseff no domingo, 26 de outubro, foi amplamente debatida nas redes sociais, colégios, mesas de bar, faculdades e, de fato, uma grande polarização foi visível. Com o país dividido entre os candidatos, o mesmo pode-se dizer de estudantes, moradores e trabalhadores da Vila Mariana, que partilham diferentes perspectivas e expectativas para o futuro brasileiro.

Olhando para os últimos quatro anos, Argemiro Pereira, 62, que trabalha em uma farmácia no bairro, não vê perspectiva alguma, principalmente para a economia e no combate à inflacão. “Vamos rezar, só rezando”, disse. Para ele, basta analisar o que vem sendo apresentado pelo PT, que comanda a prefeitura de São Paulo. “Só faz ciclovias e faixas de ônibus”.

Para o morador e estudante da Vila, Bruno Biella, o ponto de vista é outro. “A minha expectativa é positiva para que o Brasil melhore e para que a Dilma consiga fazer um segundo mandato muito melhor do que o primeiro”, afirma. O estudante acredita que a candidata enfrentará dificuldades. “Mas prefiro não ser pessimista e torcer para que ela consiga dar conta das obrigações”, conclui o jovem, que cursa design.

“Que esse governo chegue a exaustão”. Essa é a expectativa do estudante de arquitetura, Daniel de Souza Castro, 24, que também expõe sua opinião. “Que a gente se canse disso e mude para um terceiro partido, para que não fiquemos nesse bate-bola de PT e PSDB a vida inteira”, explica.

Eleição/ Resultados

A presidente Dilma Rousseff (PT), foi reeleita nesse domingo com 51,46% dos votos. A disputa foi a mais apertada que o Brasil já viu e foi decidida por uma diferença de apenas 3,26 pontos percentuais.  Aécio Neves (PSDB) obteve 48,37% dos votos válidos.

Apesar disso, no Estado de São Paulo, o candidato tucano venceu com uma diferença maior, com 64,31% dos votos, contra os 35,69% de Dilma.

Carolina Brandileone (1° semestre)