Restaurantes adaptam-se à rotina dos alunos

Vista da rua Major Maragliano, esquina com Dr. Alvaro Alvim e Humberto I, onde estão três faculdades do bairro. Foto: Rodrigo Tucci

Entre as ruas Dr. Álvaro Alvim e Major Maragliano, na Vila Mariana, existem três faculdades: ESPM, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Fapcom (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Durante o período letivo, a região ficar muito movimentada por conta da presença de estudantes, funcionários e professores.

Com a intensa circulação de pessoas na área, foram abertos comércios como papelarias, gráficas, academias, bares, estacionamentos e restaurantes. Estes estabelecimentos fazem dos alunos seu público alvo, já que a maioria dos universitários passa o dia todo nas faculdades e frequenta esses estabelecimentos para almoçar, fazer compras e passar as horas vagas.

Os restaurantes adaptaram-se muito às necessidades estudantis, porém, como em qualquer comércio, existem vantagens e desvantagens ao investir em determinado público. Os proprietários dizem que um ponto negativo são os meses de férias, quando o movimento diminui. Além disso, os restaurantes reduzem seus preços buscando ser alternativas baratas, já que os alunos estão iniciando sua vida financeira.

Relacionamento

“A gente tem uma parceria com a ESPM Júnior e oferece desconto para o pessoal, que frequenta bastante aqui”, ressalta Rafael Rocha Ribeiro, proprietário do bar e restaurante Terraço Major, que fica na rua Major Maragliano.

A ESPM Jr é uma empresa de consultoria de marketing gerida por alunos da ESPM. Os estudantes trabalham no local durante a tarde, diariamente, e por isso frequentam os restaurantes da região. Isso propiciou a parceira.

Porém, outra vantagem para estes comerciantes é que os alunos acabam estreitando os laços de convivência, fazendo com que surjam grandes amizades, conforme Nivaldo Almeida, proprietário do São Paulo Express, restaurante que fica na rua Humberto I.

Fernanda Giachini, com colaboração de Kelly Cilento (1° semestre)