Responsáveis pelo App do Palmeiras falam sobre trabalho digital no clube

Luis e Zé Ricardo durante a palestra na ESPM-SP. Foto: Giovanna Lunardelli.

Share

 

Na terça-feira 1° de setembro, Luis Fernando Monteleone e José Ricardo Mannis, ex-alunos da ESPM-SP e responsáveis pelo aplicativo oficial do Palmeiras conversaram com os alunos e mostraram como é feito o trabalho digital em um clube de futebol.

Toco, como Luis é conhecido, tem 44 anos e trabalha como publicitário há 20 anos. Especialista em mídia, é diretor do GMSP e membro do CAM do Palmeiras desde 2013. Atuou no Propaganda Futebol Clube, mesa redonda de publicitários no BandSports por cinco anos. Já Zé Ricardo, foi diretor de marketing da INSANE por três anos. Tem contato com clubes e jogadores por desenvolver games e aplicativos.

O aplicativo oficial do Palmeiras surgiu com a intenção de mostrar que era uma forma direta e próxima do clube se comunicar com o torcedor. O Palmeiras tinha interesse em melhorar a área de comunicação e os contratou em maio como forma de solucionar o problema. O aplicativo teve seu primeiro projeto realizado oito meses antes de ser lançado de fato. Entretanto, passou por reajustes e só no dia 19 de julho, no jogo Palmeiras x Santos, ele pôde ser baixado na AppStore e GooglePlay. Durante a partida, como forma de divulgação, os jogadores foram ao gramado com #AppPalmeiras estampado em suas camisas ao invés de seus nomes. As redes sociais do Palmeiras também ajudaram na propaganda.

A surpresa veio com o número de donwloads: a meta inicial era 100 mil em um mês, porém, foram 370 mil nesse período. Os picos de acessos para baixar o aplicativo, de acordo com os profissionais,  são nos dias em que o Palmeiras joga. Para Luis e Zé Ricardo, a parte complicada vem agora, que é manter a popularidade e fazer o aplicativo ser interessante aos olhos do torcedor. A ideia é monitorar onde o palmeirense passa mais tempo, que partes chamam mais a atenção.

Para o futuro, o objetivo é facilitar o acesso pelo app para aqueles que queiram tornar-se sócios torcedores ou adquirir os ingressos para os jogos no Allianz Parque. O intuito é sempre renovar as funções e trazer novidades, fazendo com que o torcedor nunca perca o interesse.

O programa de sócio torcedor do Palmeiras, Avanti, é o segundo maior do país com 129 mil sócios. Com exclusividade, Luis contou que a partir de 15 de setembro, terá um filme na Globo, “A Era Avanti”, simbolizando uma nova era Parmalat, mas dessa vez, feita pelo torcedor palmeirense.

A palestra é parte da XII Semana de Marketing Esportivo, que acontece de 31 de agosto a 4 de setembro, promovida pela Atlética da ESPM-SP.

Giovanna Lunardelli  (3 semestre) e Beatriz Peixoto (1 semestre)

Fotos: Caio Sebbagh – 1º semestre