Jornalistas da PayPal e Folha participam de Jornada na ESPM-SP

Kevin Zhu – Wivyanne Leiso (1º semestre)

Bruno Bortolo (2º semestre)

A ESPM-SP realizou a 6ª Jornada de Jornalismo, nos dias 13 e 14 de setembro, quarta e quinta-feira, no Auditório Castelo Branco. Foram convidados para o evento, Tania Magalhães e Amanda Ferreira da PayPal América Latina, e Flávio Ferreira da Folha de S.Paulo.

Durante os dois dias, os alunos do curso de jornalismo tiveram experiências diferentes. O objetivo era mostrar as multifacetas dos jornalistas. Marketing e reportagem investigativa foram os destaques do encontro.

Para discorrer sobre o tema, foram convidados profissionais que estão há muitos anos no mercado de trabalho, em segmentos diferentes.

PayPal
O primeiro encontro, foi com duas jornalistas que representam a PayPal, empresa de pagamento eletrônico mundial.

Tania Magalhães, diretora de comunicação da PayPal América Latina, e Amanda Ferreira, diretora executiva da MSLGroup falaram da importância da marca no mundo, especialmente no Brasil.

Deram destaque para o Branded Content, conteúdo de entretenimento feito pela empresa, e a Influenciadores Digitais, blogueiros e youtubers. Ambos, utilizados pela empresa em uma campanha da marca no Brasil.

“#RioByPayPal, foi um sucesso”, comemora Tania, se referindo a campanha de marketing feita no Rio de Janeiro, com influenciadores do mundo todo. Eles visitavam os pontos turísticos da cidade maravilhosa e postavam tudo nas redes sociais, sempre se referindo ao PayPal. “Foi uma sacada de mestre”, afirma Amanda.

No segundo dia da Jornada de Jornalismo, quem fala é o repórter investigativo da Folha, Flávio Ferreira. Ele que realizou coberturas jornalísticas de conhecimento nacional, como a Operação Lava Jato, uma das principais operações contra a corrupção já feitas no Brasil.

Para ele, o jornalismo é capaz de mudar os rumos das investigações: “A partir da denúncia dos jornais, o Ministério Público iniciava uma investigação”, ressalta.

O repórter conversou abertamente com os estudantes e deu dicas para àqueles que queiram seguir carreira no setor de investigação. Reforçou, que para o trabalho render bons frutos, é preciso entrevistar várias fontes, fazer um apuração exaustiva e não cometer erros.

“Nós, jornalistas, não trabalhamos com opinião, mas, sim, fatos”, concluiu.

A ESPM já se prepara para outros eventos dessa natureza. Permitindo que seus estudantes tenham contato com a profissão, ainda na faculdade.