Projeto com a ESPM Social arrecada absorventes para mulheres de rua

Leticia Vinocur – 1º semestre de Jornalismo

A ESPM Social, a Conexão Social e a Integração Social GAS, entidades sociais universitárias, organizaram uma campanha de arrecadação de absorventes para a ONG Anjos da Noite, que foi efetuada entre o dia 9 de março e 6 de abril. Com pontos de coleta dentro das próprias universidades, o projeto teve como objetivo ajudar mulheres que não têm possibilidade comprar o produto.

As entidades da ESPM, Fundação Getúlio Vargas e Insper, uniram-se para organizar a campanha. “ Em comunidades como FGV, ESPM e Isper, absorventes são objetos de fácil acesso, então, além de ajudarmos a ONG, estamos conscientizando toda uma comunidade que talvez nunca houvesse pensado nisso”, diz o estudante Felipe Nakano, estudante do Insper e líder do projeto. Além disso, Felipe afirma que é muito interessante ter a possibilidade de acabar com o estigma a respeito do absorvente.

A união das das três faculdades permitiu que o projeto atingisse maior quantidade de pessoas, fazendo com que a campanha tivesse mais visibilidade. A estudante da Fundação Getúlio Vargas, Luiza Araújo, afirmou que a união possibilitou “um reforço a um projeto incrível, cuja dimensão se torna maior a cada parceria formada”.

Foram doados 300 pacotes pela PeG para o projeto. Além disso, 600 absorventes foram arrecadados pela ESPM juntamente à FGV e 3 mil foram arrecadados pelo Insper. De acordo com a estudante Helena Alves, gestora de projetos da ESPM social, os resultados, apesar de mais baixos do que o esperado, levando em consideração o tempo que a campanha vigorou, foram bons e possibilitaram o despertar de um interesse muito grande por parte de algumas pessoas. Segundo ela, a conscientização que a campanha possibilitou foi uma das melhores partes de todo o projeto. “É importante olhar para fora da bolha e ver as outras realidades”, comentou.