Projeto Bem da Moda mobiliza alunos em desafio

Ação da ESPM Social recebe roupas que serão comercializadas em um brechó solidário; o valor das vendas será destinado a uma instituição filantrópica – Foto: Maria Eduarda A. C. Ribeiro

Maria Eduarda A. C. Ribeiro (1º semestre)

O “Desafio Bem da Moda”, promovido por um projeto com o mesmo nome, desenvolvido pela agência de voluntariado universitário ESPM Social, arrecadou entre 2.500 e 3.000 itens de vestuário, de 6 de abril a 3 de maio. As doações foram deixadas em pontos espalhados pelo campus Álvaro Alvim da ESPM, em São Paulo, por 33 equipes de alunos, formadas por quatro a cinco pessoas cada uma, que se inscreveram previamente no desafio.

O objetivo dessa mobilização é promover uma espécie de gincana entre os grupos e estimulá-los a reunir roupas para serem vendidas num brechó beneficente. A três equipes que mais arrecadaram serão premiadas. O resultado será anunciado no dia 19 de maio, e todos os integrantes dos grupos vencedores receberão prêmios, que vão desde ingressos para uma festa até vouchers para consumo em restaurantes.

Para chamar a atenção dos alunos e estimular as doações, a equipe utilizou tambores grafitados e outros objetos pintados, como uma calça jeans e uma geladeira.

“Essas artes e tambores que deixamos espalhados pela faculdade são justamente para as pessoas doarem as roupas, que estejam em boas condições, para conseguirmos realizar o brechó”, esclarece Manuela Marta, aluna do 3° semestre do curso de Comunicação e Publicidade e gestora do projeto Bem da Moda.

Para chamar a atenção, até uma geladeira serviu de ponto de coleta – Foto: Maria Eduarda A. C. Ribeiro

Isabela Orefice, também aluna do 3° semestre de Comunicação e Publicidade, é uma das doadoras. “Decidi doar para o Bem da Moda, porque acho que é uma causa muito justa e a forma deles terem feito a dinâmica de grupos foi muito legal”, afirma.

Esta é a nona edição do desafio, que é realizado a cada dois anos. As arrecadações são utilizadas em brechós, bazares ou leilões, e todo o lucro é destinado ao Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), instituição beneficiada pelo projeto há 14 anos. Para este ano, o brechó está programado para o mês de outubro e será na quadra da ESPM.

Doações continuam – Apesar de o desafio já ter encerrado, os pontos de coleta continuam espalhados pela instituição, e outras doações podem ser feitas até o fim de junho.

Os pontos de coleta continuarão espalhados pelo campus até o fim do semestre. – Foto: Maria Eduarda A. C. Ribeiro

O projeto também está recolhendo roupas novas doadas por marcas parceiras.

#ParaTodosVerem: Na primeira foto, um aluno e uma aluna estão agachados fazendo artes com tintas em tambores de metal da cor preta, colocados sobre um pano branco na quadra esportiva da ESPM. Sobre o pano também há diversas tintas e manequins coloridos. Na segunda foto, há uma geladeira pintada na cor vermelha e decorada com papel alumínio, além de três frases grafitadas em preto: “Me abra” (na parte superior); “Desafio Bem da Moda” (na parte central); e “Vista essa causa” (na parte inferior). Na terceira foto, à esquerda, há uma arte feita sobre um papelão, com grafites nas cores laranja e rosa, e uma calça jeans colada. Também aparece a frase “Descongele suas roupas!”, em preto, e de um QR Code. Ao lado, um tambor preto de metal grafitado, também nas cores laranja e rosa, com a sigla “BDM”, na cor branca, que se refere ao nome do projeto (Bem da Moda).