Poesia e música prometem ser diferenciais na Virada da Casa das Rosas

Share

Local entra novamente na lista de lugares com programação para o evento cultural. Foto: Débora Brotto

 

A Casa das Rosas, localizada na Avenida Paulista, participa do evento da Virada Cultural desde sua criação. O evento acontece no final de semana dos dias 18 e 19 de maio. Esse ano, nomeou-se o evento na casa de Virada de Poesia, que terá entretenimento relacionado à poesia e à literatura para todas as idades.

A programação na Casa das Rosas começa às 15h com a apresentação do grupo Ôctôctô. Segundo o professor de música e saxofonista Luís Santiago Málaga, o grupo formou-se no Departamento de Música da ECA-USP e não é a primeira Virada de que participa. “Muitos de nós já tocamos em outros eventos, mas é a primeira vez que o Ôctôctô se apresenta como conjunto na programação”, diz. “Estamos muito orgulhosos de podermos participar”, completa Málaga.

Após o show, haverá uma apresentação às 17h que mistura poesia de João Cabral de Melo Neto e dança flamenca. A performance será apresentada pelo Grupo Flamenco Ale Kalaf. Em seguida, às 18h, a Casa das Rosas recebe show da dupla Paralelas, composta por Alice Ruiz e Alzira Espíndola.

Para manter o ritmo, às 20h irá ao palco uma parceria que se reúne apenas para alguns eventos, como a Virada Cultural:  a cantora Mônica Salmaso e o pianista André Mehmari. Eles têm carreiras individuais, mas ambos já fizeram participações em seus respectivos trabalhos durante os anos de amizade.

A última atração antes da meia-noite traz o pianista, maestro, compositor, performer e ator Danilo Tomic. Ele presta homenagem a Paulo Leminski, transformando a vida e poesia do artista em música.

No domingo, Navalha a Liga

À meia noite haverá uma participação especial do público. A atração nomeada Saraokê convida os participantes a recitar poemas com um fundo musical criado ali, na hora, por convidados. O evento terá a apresentação de Frederico Barbosa e Clenir Bellezi. Em seguida, Caco Pontes mistura mímica com música, criando uma poesia performática.

Após várias apresentações musicais, às 3h, será apresentada a peça Navalha na Liga. Trata-se de um teatro de poesia para estimular o público a refletir sobre a realidade feminina. Quatro mulheres são expostas a seus desejos, medos, sonhos e dores. O teatro é inspirado nas poesias e músicas de Alice Ruiz.

Programação infantil

A partir das 11h da manhã do domingo, a Infinita Companhia, oficina de bonecos de sombra, convida as famílias a criar bonecos a partir do folclore brasileiro. No final, os participantes poderão construir encenações. Em seguida, com a participação do público, a Cia Duo Encantado traz a história do Bumba meu Boi para dançar e cantar as músicas tradicionais da cultura brasileira. A Cia é formada por Rosita Flores e Giba Santana.

Para fechar a Virada de Poesia, às 16h,  a Cia Cabelo de Maria apresenta o musical São João do Carneirinho, em homenagem às festas juninas. O número conta histórias de agradecimento por colheitas e acendem fogueiras para o próximo ano prosperar, segundo a lenda.  Dessa forma, São João do Carneirinho homenageia, também, Luiz Gonzaga, o ‘rei no baião’.

 

Serviço
Virada Cultural na Casa das Rosas
Localização: Avenida Paulista, 37.
Data: 18 e 19 de maio.
Horário: 15h de sábado às 16h de domingo

Débora Brotto (1° semestre)