PIB do Brasil deve voltar a crescer em 2013

Share

Desde a crise econômica de 2008, iniciada nos Estados Unidos, diversas economias têm enfrentado um cenário de desaceleração – o que também afeta de modo significativo os resultados do Brasil. Desde 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) do País cresce abaixo da média dos anos anteriores; em 2012, fechou com apenas 0,9% de aumento. No entanto, as expectativas são boas para o futuro: consultorias apostam em um crescimento de pelo menos 2,5% em 2013. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços deve influenciar o cenário positivamente: os trabalhadores estão com maior renda e o investimento das empresas nos produtos é maior.

Gráfico: reprodução IBGE

O PIB de 2012 chegou a 4,4 trilhões de reais, pior resultado em crescimento dos últimos três anos. O desempenho se deve ao investimento do governo na economia, esperando resultados de longo prazo. Segundo o professor de Macroeconomia da ESPM-SP Raphael Almeida, as medidas tomadas ao longo de 2012, como a redução da taxa de juros e as isenções de impostos ao consumidor final, tendem a demorar a surtir efeito. “A economia não responde a tais estímulos de forma imediata, existindo uma defasagem temporal entre a data da medida e a data em que efetivamente ela causa os efeitos previstos”, argumenta.

As expectativas para o início do ano são de crescimento, porém mais lento quando comparado ao ano anterior. Com o maior investimento das empresas nos produtos, a tendência é gerar mais empregos, aumentando a renda dos trabalhadores brasileiros para que o dinheiro possa circular no mercado. Quando questionado sobre as perspectivas futuras, Almeida acrescenta: “Para 2013, as medidas de estímulo para o crescimento do país devem continuar ocorrendo, porém, devem ser mais atuantes do lado da oferta (empresas) do que do lado da demanda”, alega.

Pedro Neves (2° semestre)

1 Comment

Enio Moraes Júnior 5 de abril de 2013 - 16:45

Pedro, parabéns pelo texto. Fico orgulhoso!

Abço

Post Comment