Personalidades do esporte ressaltam a importância do marketing esportivo em evento na ESPM

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A ESPM sediou no mês de setembro em parceria com a Associação Atlética Acadêmica ESPM, a VIII Semana do Marketing Esportivo.  O evento contou com personalidades do mundo esportivo e da comunicação debatendo o tema, estratégias e resultados. Os convidados foram presidentes e diretores de clubes de futebol. O sócio fundador do canal Esporte Interativo, Fabio Medeiros, e o diretor da empresa de marketing esportivo, 9Nine, Luís Monteleone.

As palestras foram pautadas pela importância do marketing esportivo no cenário desportivo brasileiro e mundial, além da influência, que exerce nos clubes e agremiações, principalmente no âmbito do futebol, por ser o esporte mais difundido na mídia brasileira.

No primeiro dia de palestras, o tema foi a apresentação do “case” sobre a ação de marketing do Sport Clube Corinthians Paulista no seu centenário, a “República Popular do Corinthians’’. Essa ação publicitária, de forte impacto na mídia, promoveu os 100 anos do clube, sob o comando de Utymo Oliveira, com a sua empresa F/Nazca Saatchi & Saatchi.

Já no segundo dia, houve um seminário sobre “A comunicação no esporte”, com dois dos principais nomes do segmento no país. O evento contou com Luís Monteleone, profissional na área de marketing esportivo e diretor do grupo de mídia Ogilvy e da 9nine.

Monteleone trabalha com plataformas de marketing com ações voltadas para esportistas e, segundo ele, a missão de sua empresa é agregar valor às marcas atendidas, valorizando o atleta na mídia.

O Seminário também contou com Fabio Medeiros, sócio-fundador da TV Esporte Interativo, uma das maiores empresas do ramo esportivo nas mídias, não só televisiva, mas também digital. A respeito de suas atividades, afirmou “O canal iniciou suas atividades em 2007, em seguida, começou suas transmissões por parabólicas, e agora já transmite via internet e celular; nas redes sociais, contam com 600 mil fãs no Facebook e 400 mil seguidores no Twitter, além de estar presente em 36 milhões de residências, pelas parabólicas.

Além disso, Medeiros falou sobre a dificuldade da criação do canal e de como isso o fez “acreditar em seus sonhos e superar barreiras”.

Na quarta-feira, foi à vez do diretor de marketing da Red Bull e administrador da Red Bull Brasil, Andrey Cabral. Em sua palestra, detalhou o projeto da Red Bull quanto ao patrocínio e marketing esportivo, destacando o fato de que sua empresa apoia atletas jovens de diversas modalidades esportivas, tanto olímpicas como radicais. “50% do total do investimento da área de marketing é para a área esportiva, pois o esporte traz emoção para os consumidores e para os torcedores”, disse Cabral, porém, frisou que: “O planejamento é a alma da empresa e isso também se aplica ao marketing esportivo e é por isso que o investimento na marca é maior do que no próprio produto”.

Os presidentes do Sport Clube Corinthians Paulista, Andrés Sanches, e do Santos Futebol Clube, Luiz Álvaro,  vieram ao evento acompanhados pelos respectivos diretores de marketing, Luís Paulo Rosenberg e Caio Campos, do Corinthians, e Paulo Schiff, do Santos.

Os diretores de ambos os clubes detalharam as ações de marketing empreendidas, principalmente impulsionadas por títulos e por ídolos que vieram aos clubes.

Para Paulo Schiff: “A nova gestão do Santos pautou sua política de gestão de marketing por uma abordagem mais profissional, trazendo ídolos que jogavam no exterior e mantendo os ídolos atuais no próprio clube, o que torna o marketing fundamental na administração atual do Santos Futebol Clube”.

Organizadora do Evento, a Associação Atlética Acadêmica ESPM comemorou o sucesso da VIII Semana do Marketing Esportivo, principalmente pela grande presença de público. Um dos diretores da Atlética, Breno Carvalhal, avaliou: “Estamos na VIII edição do evento e, este ano, foi interessante, pois conseguimos organizar cinco dias de apresentações, com palestrantes de alto nível, garantindo o sucesso. Isso promove a entidade, que terá outros eventos ainda neste ano”.

 

 Gustavo Tomazeli (2º semestre)