Vitor Altino – (2º semestre)
São José do Rio Preto é uma cidade localizada no interior do Estado de São Paulo. Foi fundada em 19 de março de 1852 e esse ano foi marcado por múltiplas festividades em comemoração da fundação da cidade. Há duas principais versões sobre a formação da cidade.
A primeira gira em torno da “Lenda do Pássaro Azul”, a qual dizia que homens corajosos estavam vindo de Minas Gerais à procura de terras agricultáveis para o acúmulo de riquezas e uma vida estável e tranquila em mata virgem. Consta que Luiz Antônio da Silveira pisou em solo rio-pretense em meados de 1845 junto do irmão Antônio Carvalho e Silva e o amigo Vicente Ferreira Netto. Os três percorreram os arredores e instalaram suas fazendas; porém mesmo com a conquista de boas terras para cultivo, pecuária e moradia, queriam mais, pois não estavam satisfeitos.
Os três se desnortearam do seu acampamento durante três dias. Em desespero e famintos rezaram a Deus e a seus santos padroeiros prometendo a doação de um patrimônio nas terras que ocuparam, caso fossem salvos. Diz a lenda que enquanto estavam ajoelhados e orando, um pássaro azul apareceu e sobrevoou sobre eles indicando o caminho. Por outro lado a verdadeira História registra que Luiz Antônio da Silveira, devoto ferrenho de São José, doou um patrimônio pelas terras da região em 1852 e em março do mesmo ano, o Capitão mineiro João Bernardino de Seixas Ribeiro que havia construído uma casa de sapé, liderou os moradores da vizinhança com o objetivo de erguer um cruzeiro de madeira e edificar uma pequena capela. Nascia São José do Rio Preto. A origem do nome da cidade é devido à junção do santo padroeiro da cidade, São José e o rio que corta a cidade, o Rio Preto (hoje canalizado).
A cidade de São José do Rio Preto em 19 de julho de 1894 é separada de Jaboticabal, se tornando consequentemente um munícipio e em 29 de outubro de 1894 ocorre as primeiras eleições da cidade, fato que marcou o início dos princípios democráticos. São José do Rio Preto apresenta três principais vias: a Avenida Murchid Homsi, Alberto Andaló onde está a sede da Prefeitura Municipal e Avenida Bady Bassit onde encontramos uma rede comercial.
Atualmente Rio Preto está no ranking das 10 melhores cidades para se viver no Brasil pelo fato de haver uma infraestrutura básica, 99% da população recebendo água potável e energia elétrica, 98% tendo acesso à saneamento básico e uma taxa de aproximadamente 95% da população alfabetizada. A economia da cidade é fortemente marcada pelo comércio/serviços, a indústria e a agricultura. Também é conhecida pela rede de serviços médicos, hospitalares sendo os mais expoentes: o Hospital de Base ligado à Faculdade de Medicina Estadual FAMERP, a Beneficência Portuguesa, o IMC – Instituto de Moléstias Cardiovasculares – o Tradicional Hospital Santa Casa e uma rede de laboratórios de imagem. A cidade é conhecida nacionalmente como referência para as cirurgias cardiovasculares e transplantes.
O munícipio possui uma população de 372.492 habitantes com uma área de aproximadamente 434 quilômetros quadrados e fica a 452 quilômetros da Capital. A cidade é margeada por duas importantes rodovias, a Washington Luiz que conecta o interior do Estado de São Paulo com a Capital estabelecendo um meio de escoamento da produção agrícola e pecuária para a cidade de São Paulo; e ainda existe a rodovia Transbrasiliana que estabelece uma via de drenagem da produção rural da região do Sul de Minas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Dentre os principais pontos turísticos estão, a Represa Municipal, lugar propício para lazer com suas pistas para caminhadas, aos arredores do lago encontraremos muitas capivaras, pássaros, patos e quiosques para o encontro de amigos e seus familiares. Andando pela cidade veremos o Parque Ecológico Educativo Infantil. No circuito cultural da cidade, temos o Teatro Municipal Paulo Moura, o Teatro Humberto Sinibaldi Neto, um Centro de Convenção para a realização de shows e o SESC – Rio Preto junto da Secretaria Municipal de Cultura – Biblioteca Pública Municipal. No ano de 2020 completamos 51 anos de atuação do Festival Internacional de Teatro Amador, com peças ao ar livre em praças públicas e teatros da cidade.
No tangente à religiosidade, encontramos a Igreja Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizada no Bairro Boa Vista, o mais antigo da cidade, a Catedral de São José do Rio Preto, localizada no Centro da cidade e uma estátua do Cristo Redentor. Como foco comercial existe o Mercado Municipal popularizado por sua variedade de frutas, legumes, temperos e comidas típicas, um centro de compras para lojistas e uma rede de Shopping Centers, dentre eles, o Rio Preto Shopping e Iguatemi.
A sua estação climática é marcada por temperaturas elevadas ao redor de 20 a 35⁰C praticamente durante todo o ano, por este motivo a prefeitura do munícipio exige a presença de uma a duas árvores na frente de cada casa para minimizar as elevadas temperaturas e a estação do verão é marcada por chuvas e invernos secos. Além disso presenciamos na primavera, belas árvores floridas.