Pelo Mundo ESPM – Paraty

Share

 Gabi Schiavo – (2º semestre)

Reconhecido como Patrimônio da Humanidade, o município de Paraty intercala entre belezas naturais cortejadas mundialmente e um cenário histórico extremamente preservado.

Localizado no extremo oeste do litoral norte do estado do Rio Janeiro, Paraty é constituído pelas áreas íngremes da serra Bocaina. O trecho litorâneo é caprichosamente contemplado com Angras, estuários de rios, e praias de areia branca. Seu conjunto arquitetônico e paisagístico é tão impactante que além de ter sido tombado pelo Iphan em 1958, também recebeu o título de Monumento Nacional em 1966 e um novo tombamento em 1974. Outra atividade que deixa sua marca na paisagem da cidade são os passeios de barco. Em decorrência da proximidade das ilhas, alugar um barco por poucas horas é o suficiente para desfrutar de paisagens exuberantes, mergulhos, trilhas, cachoeiras e muito mais, sem contar que esta atividade é responsável por gerar renda a muitos caiçaras da região.

É impossível falar de Paraty sem citar o centro histórico. Com ruas formadas por pés de moleque e traçadas da nascente para o poente, o centro é caracterizado pela segunda metade do Século XVIII e as primeiras décadas do século XIX. Com uma arquitetura formada por construções coloniais, seus logradouros formam uma trama quase ortogonal enquanto as ruas paralelas à praia possuem um formato arqueado. É lá que se concentram os restaurantes, lojas, pousadas e casas, livrarias e exposições. e por mais que esta área seja visitada e frequentada por centenas de turistas e caiçaras todos os dias, as leis de preservação da arquitetura e de todo centro como um todo são extremamente rigorosas e asseguradas pelas autoridades.

Ainda nesta região, temos o eterno cartão postal de Paraty, a famosa Igreja de Santa Rita de Cássia. Templo de arquitetura jesuítica edificado em 1722, A igreja de Santa Rita além de carregar enorme peso histórico e cultural, hoje abriga o Museu de Arte Sacra de Paraty. Sua grandiosidade á transforma no maior ponto turístico de todo o município.

Mudando um pouco de cenário, em direção a Paraty-Mirim, encontra-se o Saco do Mamanguá. Entrada de mar que possui 8km de extensão e 2 km de largura. O ponto alto do passeio é o mangue que se encontra no fundo do Mamanguá. Além da beleza natural, a biodiversiade é de chamar atenção, a presença dos mais diversos pássaros e caranguejos vermelhos é recorrente nessa região. Por questões de preservação do bioma, é estritamente proibido o acesso através de qualquer veículo motorizado. Uma opção é realizar o passeio de caiaque, seguido por um instrutor, e remar por toda a extensão do Saco.

Sintetizar toda a importância histórica e as mais diversas belezas naturais de Paraty em poucos minutos é impossível. Não é por menos que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) decidiu inscrever Paraty

como patrimônio mundial da humanidade. Sua paisagem preservada permite que façamos uma viagem no tempo para o século XVII ao mesmo tempo que nos agraça com belezas encontradas apenas no Brasil.