Thais Fullmann Dias (2º semestre)
A cidade de Nova York é uma das mais importantes dos Estados Unidos, sendo ela a principal do estado de Nova York, que é o maior centro financeiro e comercial do país. Em seu território de 783 km², habitam 8 milhões de pessoas de diferentes culturas. É uma das cidades do mundo que mais recebe estrangeiros, a turismo ou a trabalho.
Nova York foi avistada pela primeira vez por Giovanni da Verrazano, há quase 500 anos atrás. Os holandeses a nomearam de Nova Amsterdã e mandaram comerciantes para a área em 1621, mas perderam a colônia para os ingleses em 1664. Eles a nomearam Nova York e o nome permaneceu mesmo após a Guerra de Independência, em 1783. No século 19, a facilidade portuária estimulou a indústria e o comércio, fazendo com que a cidade crescesse rapidamente. Em 1898, Manhattan se uniu a outros quatro bairros para formar a cidade. Além de centro dos negócios, Nova York tornou-se a alma da cultura e entretenimento nos Estados Unidos.
Hoje, durante a pandemia do coronavírus, é a cidade mais afetada pela doença no país, com 170 mil infectados e mais de 18 mil mortes. Apesar das dificuldades, Nova York continuará sendo uma das cidades mais procuradas por turistas do mundo todo, por conta de sua beleza, diversidade e inúmeras atrações.
Um dos pontos imperdíveis da cidade é o Central Park, um grande parque localizado no centro que abriga mais de 500 mil árvores e arbustos. Possui playgrounds, ringues de patinação, trilhas, quadras, espaços livres para eventos e atividades, e até um zoológico, o Central Zoo. Outro ponto é a Times Square, uma grande praça no centro de Manhattan. É uma área comercial, conhecida pelos letreiros publicitários luminosos. É visitada por aproximadamente 50 milhões de pessoas por ano.
Dentre os museus mais visitados, estão o Museu Metropolitano de Arte, o Museu de História Natural e o Museu de Arte Moderna, que conta com quadros de artistas como Van Gogh e Tarsila do Amaral, por exemplo.
A cidade também conta com catedrais, igrejas e capelas, entre elas a maior dos Estados Unidos, a catedral de St. Patrick’s, localizada na 5ª Avenida. A 5ª Avenida, por sua vez, é a mais famosa de Nova York. Ela separa o leste do oeste da cidade e conta com diversas lojas e estabelecimentos. Nela encontra-se a Biblioteca Pública de Nova York e também o Empire State Building, o edifício mais alto da cidade que, com 102 andares, fornece uma vista inesquecível aos visitantes.
Durante todas as épocas do ano, a cidade conta com diferentes shows e apresentações. Entre os mais requisitados estão: os espetáculos da Broadway; os jogos e os shows no Madison Square Garden; e as apresentações no Lincoln Center, um complexo de edifícios que reúne diferentes formas de arte, como ópera, balé e concertos.
Entre outros importantes pontos turísticos estão: o Rockefeller Center; o Ground Zero, onde fica a homenagem às vítimas do ataque de 11 de setembro; a sede da ONU; e a famosa Estátua da Liberdade. Além disso, também são interessantes os bairros estrangeiros, como ChinaTown, que retratam a diversidade da população nas próprias ruas.
Em relação ao transporte na cidade, táxis e ônibus não faltam, mas por conta do trânsito, o metrô é a melhor opção.
Sempre existirá algo novo a ser descoberto em Nova York. É uma cidade fascinante que nunca deixa de apresentar novidades.