Pelo Mundo ESPM – Madri – Espanha

Share

Gabriela Gaeta – (3º semestre)

A cidade de madrid, capital da espanha, é o coração do país. Conhecida por muitos turistas, a cidade possui bairros excêntricos e um cenário gastronômico vibrante.

O sistema de transporte público de Madri é bem amplo e chega às principais atrações turísticas da cidade. Dentre elas, podemos mencionar, o palácio real,, Museo del Prado, Museu Reina Sofia, o parque do retiro e alguns bairros que possuem lojas atrativas como o bairro Puerta del Sol e Callao.

O Palácio Real de Madri já foi a residência oficial da família real espanhola na cidade, mas atualmente ele é usado apenas para cerimônias de Estado.O edifício inspira-se na construção do Palácio do Louvre de Paris, e articula-se em volta de um pátio quadrado, contando também com uma galeria e uma Praça de Armas, onde se situa a fachada principal do palácio.

Possuindo mais de 15 mil obras de arte, o museu del Prado é o  mais famoso de Madrid e também figura na lista de museus mais famosos do mundo. O acervo do Museu do Prado abriga uma valiosa coleção de 8600 quadros e mais de 700 esculturas. Já o museu reina Sofia, possui um aspecto mais moderno, apresentando a maioria de suas obras em projetores e esculturas de diferentes materiais.

Quando você estiver em Madrid o parque do retiro é uma visita que não pode faltar!

Além de ser um dos maiores parques da cidade de Madrid, O parque oferece a madrilenos e visitantes várias atividades associadas à cultura e ao esporte . Entre os seus elementos arquitetônicos e históricos mais importantes encontram-se o Lago Grande, onde é possível alugar barcos a remo e pedalar por todo o lago observando os peixes que o habitam. O parque também possui 2 palácios que são utilizados atualmente como salas para exposições.

Localizado na Puerta del Sol, a estátua do oso y el madroño é conhecido por muitos turistas, a razão de sua existência é uma homenagem às várias florestas habitadas por ursos na região.

Além da estátua do urso é possível encontrar o famoso relógio da Casa dos Correios, sede da Comunidade de Madrid. Todos os anos no dia  31 de dezembro o relógio  assinala as doze badaladas do Ano Novo, perante uma multidão que se aglomera a seus pés, para comer doze uvas passas tradicionais numa cerimónia que é transmitida pela televisão a milhões de espanhóis.

No mesmo lugar, em frente à porta da Casa dos Correios, encontra-se a placa do Quilómetro Zero, que representa a origem da quilometragem das diferentes estradas rodoviárias nacionais que partem de Madrid e junto à qual tantos turistas nacionais tiram fotografias todos os dias.

A culinária da cidade é outro ponto importante a ser dito, a começar pelo bocadillo de calamares     que é muito famoso na região. O sanduíche de lulas empanadas é considerado seco por alguns brasileiros, porém é delicioso. A tortilla é um outro prato típico da cidade, podendo ser feita para o café da manhã, almoço ou jantar. Seu formato se assemelha a um omelete com batatas e algumas receitas também levam cebolas e outros ingredientes. É possível encontrá-las com facilidade em qualquer restaurante, bar e tabernas da cidade.

Quando pensamos na espanha sempre lembramos do Jamón e em madrid não seria diferente, o presunto cru, é certamente o ingrediente mais utilizado na cozinha de toda a Espanha, fazendo parte de todas as refeições. Aperitivo, sanduíches, omeletes, saladas e até pratos mais elaborados são preparados com ele.

Para finalizar, os churros com chocolate são uma ótima opção de sobremesa, ou lanche da tarde. Ele é consumido durante todo o ano e no inverno ele é servido com uma taça de chocolate quente amargo. Os churros mais famosos da cidade são da Chocolatería San Ginés, que fica pertinho da Plaza del Sol.

A cidade de Madrid assim como todo o país da Espanha possui tradições passadas de geração em geração, desde os primeiros registros de existência  até os dias de hoje. Resultando numa capital moderna, que exala história e luta para manter a união de toda a Espanha