Pelo Mundo ESPM – Japão

Foto tirada em um bondinho no Monte Fuji, Japão, com bastante neblina.

Share

Luis Fellipe Suzuki – (2º semestre)

O Japão é, com certeza, um dos países que mais se difere de todos os outros, seja pela cultura, tecnologia, gastronomia ou costumes do dia a dia. Banhado pelo oceano pacífico, o país é formado por diversas ilhas, tendo 4 principais que se destacam. São elas: Honshu, Hokkaido, Shikoku e Kyushu. Por se localizar em uma das áreas de maior instabilidade de placas tectônicas,seu nome é diretamente vinculado com fenômenos naturais, tsunamis, terremotos, erupções…

Os países asiáticos são referência de organização e desenvolvimento tecnológico sendo considerado a segunda maior potência econômica do mundo. Mas algo que devemos destacar é sua beleza.

Tendo apenas 16% de seu território composto por planícies, ela abriga cenários montanhosos lindos, como o famoso Monte Fuji. Seus campos de agricultura possuem cor e vida, e refletem diretamente o carinho do povo com a natureza, além de seus rios e cachoeiras.

Tokyo, capital do japão, apesar de se distanciar do cenário verde e se aproximar da selva de pedra, possui um ar futurista e inovador que prende a atenção de qualquer um que a visite, principalmente de estrangeiros ocidentais. Com prédios altos, placas luminosas e grande movimentação de pedestres, a capital é o centro de cultura e moda, e o ambiente em que a gastronomia se encontra com outras referências mundiais e proporciona uma experiência japonesa completa.

Apesar de muito associado a sua tecnologia, as áreas rurais e mais distantes dos centros, abrigam as maiores e mais belas construções históricas como templos e igrejas. Muito preservados e frequentados, os templos estão espalhados pelo país, e são alguns dos principais pontos turísticos culturais e religiosos do Japão. Cada um possui uma história e significado diferente, podendo ter um passado extremamente religioso, ou até mesmo ser o castelo de uma antiga família poderosa. A religião está fortemente enraizada na cultura japonesa. Segundo estatísticas, o xíntoismo é a religião mais representada no país com 84% de adeptos. O catolicismo apresenta um valor mínimo de apenas 2% da população. Entretanto, muitos japoneses acreditam na complementaridade do xintoismo com o budismo, que conta com 71% de adeptos.

Sua complexidade e diversidade permite experiências diferentes e imersivas. Entre elas, podemos citar os safaris. Com uma proposta diferente de zoológicos onde os animais estão limitados, presos, nos safáris, somos nós que nos “prendemos” em carros e grandes ônibus turísticos para adentrar o espaço dos animais. Com todos soltos e grandes espaços, os animais recebem a atenção dos visitantes de uma outra perspectiva, podendo até serem alimentados diretamente do automóvel.

Como se não bastasse essa grande interação, ainda existem pequenas cidades em que é muito comum ver animais livres e soltos em espaços públicos, como os cervos espalhados por toda a praça da cidade de Nara. Eles chegam a configurar mais de 1200 cervos que interagem com os visitantes e na maioria das vezes andam em bando.

No ano de 2021, o Japão foi o país sede dos jogos olímpicos e paralímpicos, dando um show com efeitos técnicos, estruturas de tirar o fôlego e proporcionar um momento de grande felicidade para o mundo, após momentos difíceis causados pela pandemia do coronavírus. Ainda com muitos cuidados de higiene, os jogos foram um sucesso e o país foi fortemente elogiado pela receptividade e cuidado com toda a organização do evento, algo característico da cultura nipônica.