Pelo Mundo ESPM – História do Clube Pinheiros

Share

Marcelo Cintra – (2º semestre)

Um alemão chamado Hans Nobiling, veio ao Brasil e trouxe o amor pelo futebol junto com ele, e assim criou o Sport Club Germânia, que após a segunda guerra mundial passou a se chamar Esporte Clube Pinheiros. Além de ser o berço do futebol, o Clube participou ativamente das atividades sociais e recreativas dos paulistanos, tendo o Rio Pinheiros vizinho do clube, como protagonista para seus associados praticarem atividades como remo e natação.

Localizado na região do Jardim Europa o clube atualmente possui um território de 170 mil m², sendo 80 mil m² de área verde, tornando-se o maior clube da América Latina.

O Clube valoriza muito o esporte tendo times e atletas para quase todas as modalidades esportivas, como Vôlei, futebol, basquete, handebol, natação, skate, tênis, ginasticas olímpicas e artísticas e diversas outras.

Por essa razão do clube se importar com o esporte diversos atletas pinheirenses já participaram de competições mundiais, tendo centenas deles indo Olimpíadas desde 1932, sendo que oito esportistas foram capazes de subir ao pódio olímpico:

– Manoel do Santos Junior que em 1960, 1ª medalha olímpica do clube como Bronze nos 100 m nado livre.

– João Carlos de Oliveira em 1976 conseguiu Bronze na modalidade salto triplo

– Douglas Vieira em 1984 conquistou uma medalha de Prata no meio-pesado do Judô

– Gustavo Borges em 1992 foi Prata 100 m nado livre e em 1996 Bronze 100 m livre e Prata 200 m nado livre

– Leandro Guilheiro foi na modalidade do Judô bronze em 2008

– Um dos maiores nadadores e recordes do país, Cesar Cielo foi bronze nos 100 e Ouro nos 50 m livre garantindo o record olímpico.

– Rafael Carlos da Silva no Judô adquiriu bronze em 2012 e em 2016 foi novamente bronze no Rio de Janeiro.

– Arthur Nory foi em 2016 na Ginástica Artística Bronze durante o Solo Masculino.

– E por fim Alison dos Santos foi bronze em Tóquio 2020, na modalidade dos 400m com barreiras.

Por fim outras modalidades do qual o clube é muito renomado são Handebol masculino e Vôlei feminino:

-Em que no handebol, já foram conquistados 30 campeonatos paulistas, e 7 na liga nacional de títulos Handebol masculino.

-Já no vôlei feminino o pinheiro possui uma tradição enorme sendo o único time a participar de todas as edições da Superliga e ainda ter saído campeão de 6 campeonatos paulistas.

Mas não só de profissional que o clube existe, pois para manter seus 38 mil associados, o clube possui uma variedade de atividades disponíveis, como cinema, shows, teatro, exposições, feiras e festas temáticas.

Com isso este clube com grande história não é somente um clube esportivo como também de lazer, e ainda por cima como já dito ele é um clube que acompanha a evolução de São Paulo.